«Título? No campeonato entre os ’grandes’ estamos à frente»

FC Porto «Título? No campeonato entre os ’grandes’ estamos à frente»

NACIONAL26.05.202314:53

Sérgio Conceição falou das contas do título durante a antevisão ao jogo da derradeira jornada com o Vitória de Guimarães, no sábado (18 horas). O FC Porto está obrigado a vencer e esperar por um deslize do Benfica diante do Santa Clara para festejar (ver notícia relacionada).

Jogo com o Vitória de Guimarães:

«Espero um jogo competitivo frente a um adversário que vem de quatro vitórias consecutivas. Estamos num bom momento a todos os níveis. Conseguimos levar o campeonato até última jornada, amanhã cabe-nos ganhar os três pontos frente a uma equipa difícil.»

Grau de confiança na conquista do título:

«A confiança não tem a ver com os (resultados dos) adversários ou outro qualquer tipo de situação. Tem a ver com o dia a dia, com o nosso trabalho. Não há ‘ses’: temos de fazer o nosso jogo e ganhar. Depois saberemos, pelas 20 horas, quem é o campeão. Estamos focados e empenhados em fazer o nosso jogo. Se ainda acredito? Obviamente, sempre foi esse o meu discurso e continuará a ser até amanhã, pelas 20 horas. Dependerá dos descontos e do prolongar do jogo. Penso que às 20 horas estará acabado.»

De novo, se ainda acredita no título:

«Sim acredito!»

Capacidade do Santa Clara surpreender na Luz e resposta do Benfica:

«Espero que o Vitória faça um jogo dentro do que tem feito nos últimos jogos e espero que o FC Porto esteja à altura. Vamos ter um jogo difícil, temos de estar muito concentrados para ganhar os três pontos, que é o mais importante. Nunca falei do que se passa noutros campos com outras equipas, também não o farei hoje.»

Quem merece mais ser campeão?

«Estamos a fazer o nosso trabalho, amanhã saberemos o que vai acontecer. Merecer ou não merecer… é isto! Nada mais tenho a dizer.»

Momento que deixa FC Porto nesta posição:

«Houve momentos durante a época que não foram positivos. O dito campeonato entre os ‘grandes’, nós estamos à frente em termos de pontuação. Se fosse entre nós, entre estas quatro equipas (Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting)... é porque não estivemos tão bem frente a equipas que são teoricamente mais acessíveis.»

Mudar dinâmica para marcar muitos golos:

«Não. Faço-o para ganhar o jogo. Trabalhamos para ganhar. Alguns jogos meti muita gente na frente porque precisava de ganhar jogo e os três pontos para continuar na luta. Gosto desse equilíbrio na equipa – que marque golos, mas não sofra.»

Mau começo de época:

«Tínhamos de ser mais consistentes durante toda a época. Se assim fosse, provavelmente, a classificação seria diferente.»