Tiago Margarido enfrenta Benfica no 50.º jogo à frente do Nacional
Técnico de 35 anos teve percurso de sucesso com os madeirenses na Liga 2, sendo peça-chave no regresso da equipa ao primeiro escalão; atualmente, tem o melhor registo do clube no que toca a percentagem de vitórias; desafio do principal escalão português, porém, tem sido exigente
O Nacional continua a preparar a receção ao Benfica, no domingo, às 18 horas, e o encontro terá um sabor especial para o treinador Tiago Margarido. O técnico de 35 anos, que assumiu o cargo dos alvinegros em julho de 2023, prepara-se para cumprir o 50.º jogo à frente da equipa, num difícil duelo contra as águias, motivadas pela recente vitória contra o Atlético Madrid.
E os números são simpáticos para Margarido. Na passada temporada, foi uma das peças-chave da equipa para regressar à Primeira Liga, depois de terminar a 2.ª Liga em segundo lugar. Isto na época de estreia neste escalão.
Mas o percurso de sucesso não fica por aí. Nestas 49 partidas, Tiago Margarido registou 24 vitórias pelos madeirenses, sendo este o melhor registo da história do clube, no que toca a percentagem de triunfos (48.98%). De resto, empatou outras 14 partidas e perdeu outros 11.
E no que toca à diferença de golos marcados e sofridos, a diferença é notória, pois a equipa conta já com 86 tentos apontados, com 59 cedidos. Algo que vale ao técnico o registo de melhor percentagem de golos marcados, por jogo, na história do clube, sendo que, em média, a equipa marca 2.29 tentos por partida.
Porém, neste regresso do Nacional à Primeira Liga, as estatísticas do jovem treinador têm outra luz. Nos sete encontros disputados até ao momento, os alvinegros somaram apenas uma vitória, dois empates e quatro derrotas. E na defesa, as fragilidades têm sido evidentes, já que cederam nove golos aos adversários, seis deles contra o Sporting, na segunda jornada.
Para o duelo contra o Benfica, Tiago Margarido volta a ter Ulisses ao dispor, depois de dois jogos de suspensão, enquanto Dyego Sousa continua em dúvida para o encontro de domingo.