«Temos de vencer e pressionar o Real Madrid», Xavi
Treinador do Barcelona diz que Real defendeu bem frente ao Manchester City e explica porque ganham tanto os 'merengues'. Diz que polémica entre Gundogan e Ronald Araújo está resolvida
Xavi Hernández, treinador do Barcelona, enfrenta a realidade sem rodeios. Sabe que o jogo deste domingo pode alimentar a esperança no título em caso de vitória, mas pode também ser grande desilusão de uma época fracassada se perder no Santiago Bernabéu frente ao maior de todos os rivais, o Real Madrid.
Está tudo em jogo: «Amanhã temos a oportunidade de nos ligar à La Liga. Torna-se o jogo mais importante da temporada. Encontraremos um Madrid forte e ainda mais depois de eliminar a melhor equipa do mundo, o City. A euforia deles está no máximo e são um rival muito forte. Hoje treinámos bem, ontem estávamos na ressaca da eliminação da Liga dos Campeões. A equipa está com todo o entusiasmo do mundo para lutar por esta liga. Se não vencermos, será muito difícil. E se perdermos... Estamos a jogar a La Liga. Para nós é o jogo mais importante da temporada. Temos que vencer para pressionar o líder.»
Essa derrota em casa, por 4-1 frente ao PSG e o afastamento da Liga dos Campeões quando as expectativas eram as maiores pode fazer mossa? O treinador pede reação forte.
«Temos que mudar o ‘chip’. Deixar que esta raiva, frustração e impotência do outro dia se vire a nosso favor. Temos um Real Madrid forte pela frente e moralmente reforçado depois desta semana da Liga dos Campeões», acrescenta.
Após a eliminação, indícios de que o balneário do Barcelona vive dias complicados, com Gundogan a criticar Ronald Araújo pela expulsão e este responder na mesma morda ao companheiro. Xavi diz que o problema é passado: «Está resolvido. A conversar as pessoas entendem-se, está resolvido. Quando não há má intenção, não há problema. Está tudo resolvido.»
Xavi diz também que é preciso ter cuidado com os primeiros minutos do clássico.
«Hoje falámos sobre isso, que nos primeiros minutos de cada tempo o Real Madrid vai pressionar. Acho que podemos fazer um bom jogo e vencer. Os primeiros minutos serão fundamentais, acalmando o jogo e aumentando a pressão.»
Se a exibição do Real Madrid frente ao City foi pobre? Xavi prefere olhar para o jogo de outro prisma: «O Real teve de se defender. Estavam a defrontar a melhor equipa do mundo e tiveram que se colocar no bloco médio e inferior. Não é que queiras jogar assim, é o adversário que te subjuga. Mas o Real defendeu muito bem, a verdade é que também são situações de jogo que devem ser dominadas. Falar do Real é falar de uma das melhores equipas do mundo e dos últimos anos.»
Xavi encontra também uma explicação para o Real Madrid ganhar tanto, principalmente na Liga dos Campeões, onde os merengues têm já 14 títulos conquistados.
«Eles ganharam muitas vezes e isso faz com que joguem com mais calma, com menos urgência. Não acredito na sorte, acredito no trabalho defensivo. Todos trabalharam. Sim, o City perdeu oportunidades claras, mas é o futebol. O Real Madrid nos últimos três anos eliminou o City e com esta equipa competimos em Espanha», afirmou.