Futebol Feminino «Temos a consciência de que temos de dar um passo em frente no nosso nível»

FUTEBOL FEMININO06.04.202316:41

Francisco Neto, selecionador nacional, fez, esta quinta-feira, a antevisão ao jogo de preparação entre Portugal e o Japão, agendado para as 17 horas de sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

«Vamos encontrar duas equipas acima de nós no ranking, o campeão [Estados Unidos] e o vice-campeão [Países Baixos]. Sabemos que vamos estar muitas vezes sob pressão e é impossível estar 90 minutos só a defender. Queremos conseguir ter a bola, dominar algumas partes do jogo e crescer nesse momento. Temos vindo a trabalhar nisso, estamos melhores, mas queremos crescer para poder competir com essas equipas», começou por dizer.

«Claro que o resultado, nesta instituição, é sempre importante, mas vamos focar-nos mais no processo, na nossa competitividade e organização. Queremos ver qual o estado atual da equipa, tendo em conta também que a época já vai longa e há alguma fadiga acumulada pelo que as jogadoras têm feito nos clubes», prosseguiu.

Francisco Neto abordou ainda o ambiente que se faz sentir no grupo de trabalho, depois da inédita qualificação para a fase final do campeonato do mundo, que se vai disputar entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. A equipa das quinas está inserida no grupo E, com Estados Unidos, Países Baixos e Vietname.

«Estão muito felizes e animadas, com muita ansiedade para começar, porque era um sonho muito grande, de muita gente, e ainda se nota que essa felicidade está presente. Mas, agora, também há muita responsabilidade para o que aí vem. Temos a consciência de que temos de dar um passo em frente no nosso nível para podermos estar num Campeonato do Mundo com boas prestações», concluiu.