Taremi assume os penáltis

FC Porto Taremi assume os penáltis

NACIONAL08.05.202313:41

O FC Porto beneficiou de cinco grandes penalidades em quatro dos últimos cinco desafios, número expressivo do impetuoso assalto dos dragões às áreas adversárias na procura do golo que os conduza ao triunfo e ao sucesso. Contou com um penálti no Dragão frente ao Famalicão, no segundo desafio de acesso à final da Taça de Portugal e quatro outros nos três desafios anteriores respeitantes à Liga - Boavista, Paços de Ferreira e Santa Clara -, estes a contribuírem para vitórias que permitem exercer forte pressão sobre o líder Benfica na luta pelo título nacional. O único desafio deste ciclo em que não houve penáltis foi na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, fora, contra o Famalicão.


Neste percurso da marca dos onze metros são poucos os futebolistas que num plantel vasto assumiram posição para marcar, sendo merecedores da confiança de Sérgio Conceição para um instante de grande pressão e ansiedade. O responsável dos portistas não tem dado exclusividade a um futebolista e, até ao momento, reúne um círculo restrito de quatro jogadores com a responsabilidade de, a qualquer momento, poderem ser chamados para definir o ‘castigo máximo’.

Na atual temporada, e num total de 14 penáltis sancionados (12 concretizados), Taremi tem sido o protagonista em posição frontal às balizas contrárias (oito vezes, apontando sete), com Uribe (três e 100 por cento de sucesso) e Galeno (duas e dois golos) a assumirem o papel de figuras secundárias neste enredo. Otávio já se posicionou por uma vez diante do guarda-redes opositor, mas falhou a conversão.

Esta rotação de futebolistas encontra uma hierarquia, com o iraniano no topo. Foi Taremi a lançar-se para a marca de penálti sempre que esteve em campo nas últimas partidas. Uma preferência do treinador que também beneficia claramente o persa na luta pela liderança da lista dos melhores marcadores da competição, onde tem definida acesa luta com os benfiquistas Gonçalo Ramos e João Mário.

Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.