Surpreendida pela proposta da FPF para a arbitragem, Liga convoca clubes para reunião
Pedro Proença na cimeira de presidentes. Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

Surpreendida pela proposta da FPF para a arbitragem, Liga convoca clubes para reunião

NACIONAL03.11.202321:13

A direção da Liga Portugal considera ter sido apanhada de surpresa com apresentação, na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), do modelo para a futura entidade externa para gerir a arbitragem, e por isso decidiu convocar os clubes para uma reunião de emergência, na próxima segunda-feira.

Esta quinta-feira o Conselho de Arbitragem avançou com um projeto para a prometida entidade externa para gestão da arbitragem das competições profissionais de futebol, que foi apresentada, de resto, à direção da FPF.

Pedro Proença, presidente da Liga, faz parte do órgão federativo, por inerência, e foi surpreendido com a apresentação do modelo. Embora o mesmo contemple gestão tripartida, com Liga e APAF (Associação de Árbitros) a indicarem um elemento cada (a juntar ao da FPF), à Liga causou surpresa o passo dado pelo Conselho de Arbitragem, uma vez que não tinha ficado fechado qualquer acordo no grupo de trabalho criado para o tema, no verão.

Pedro Proença marcou presença na primeira reunião desse grupo de trabalho, e depois delegou a representação em Helena Pires e Rui Caeiro, diretores executivos. 

Embora reconheça que o Conselho de Arbitragem tem legitimidade para avançar com o projeto - até porque terá responsabilidades acrescidas no modelo, por imperativos regulamentares de UEFA e FIFA -, a direção da Liga esperava que fossem mantidas as conversações.

Nesse sentido, e uma vez que também tinha criado um grupo de trabalho paralelo, para reportar aos clubes a evolução deste dossier, a direção da Liga decidiu convocar os emblemas dos escalões profissionais para a reunião de 6 de novembro.