Escócia Steve Clarke ao leme da seleção até 2026
A federação escocesa anunciou esta quinta-feira a renovação do vínculo, por mais quatro anos, com o técnico Steve Clarke, de 59 anos, para continuar ao leme da seleção, que já comanda desde 2019 até ao Mundial dos EUA/Canadá/México-2026.
Uma forma de Clarke, antigo defesa do Chelsea (Inglaterra) e os seus comandados abordarem a estreia na fase de qualificação para o Europeu da Alemanha-2024 – recebem o Chipre sábado, dia 26, no Hampden Park, de Glasgow e a Espanha na terça-feira, dia 28, no mesmo palco, num Grupo A onde pontifica ainda a Geórgia – de forma mais tranquila, e um reconhecimento ao trabalho do técnico.
Sob a batuta de Clarke, desde 2019, a Escócia, em 41 jogos, ganhou mais de metade deles, 21, somou oito empates e 12 desaires… e se qualificou, pela primeira vez na sua História, para a fase final de um Europeu, o Inglaterra-2020 (jogado em 2021, devido à pandemia do Covid-19).
«Steve uniu a nação no apoio a uma seleção que obteve resultados. É importante mostrarmos-lhe o nosso compromisso e sublinhar a continuidade, chave do nosso sucesso nos anteriores quatro anos», afirmou em comunicado da FA da Escócia, o respetivo diretor-geral, Ian Maxwell, admitindo ter sido «uma das decisões mais fáceis de tomar».
Antes do Euro-2020, a última fase final de uma grande competição em que a Escócia marcou presença foi o Mundial de França-1998, há um quarto de século, mas na qualificação para o Mundial do Catar-2022 só caiu no ‘play off’ de apuramento, 1-3 ante a Ucrânia, em Glasgow, a 1 de junho de 2022.
«Ter a oportunidade de poder continuar o trabalho é ótimo», reagiu o técnico escocês, pretendendo «dar continuidade ao trabalho efetuado».
Veja aqui o anúncio da decisão, no 'tweet' da FA escocesa, bem como a reação do selecionador: