Sporting teve de suar para vencer Portimonense

Futsal Sporting teve de suar para vencer Portimonense

FUTSAL26.03.202317:55

O Sporting venceu o Portimonense, por 6-5, numa partida da 19.ª jornada do campeonato nacional de futsal, realizada na tarde deste domingo, no Pavilhão Desportivo da Boavista, em Portimão.

Mas para regressar do Algarve com mais três pontos na bagagem, o campeão teve de 'suar as estopinhas', tamanha foi a atitude competitiva do emblema alvinegro.

Os leões inauguraram o marcado aos 7 minutos, por intermédio de Esteban Guerrero, vantagem que foi dilatada pouco depois, por Zicky Té. 

No entanto, no minuto seguinte surgiu uma contrariedade para o Sporting: Guitta dominou mal a bola no início da primeira fase de construção, à saída da sua grande área, e perante a oposição de Alan Gitahy, derrubou o adversário e viu o cartão vermelho direto. Esse momento marcou também a quinta falta do emblema verde e branco, mas a verdade é que, até ao intervalo, não mais os comandados de Nuno Dias voltaram a 'pisar o risco'.

Aproveitando a superioridade numérica, o Portimonense conseguiu reduzir, através de Tomás Reis. O Sporting voltou a dilatar a vantagem, com um golo de Diogo Santos, mas ainda antes do intervalo os algarvios tiveram arte para chegar ao empate, com um bis de Alan Gitahy.

O conjunto leonino voltou mais forte para a etapa complementar e em apenas dois minutos marcou mais dois golos. Diego Cavinato e Alan Gitahy (que, infeliz, desviou para a própria baliza um remate de Pany Varela) deram alguma tranquilidade ao líder do campeonato.

Tomás Reis voltaria a marcar e, dessa forma, a relançar o Portimonense na discussão pelo resultado, mas Tomás Paçó, aos 39 minutos, fez o 6-4. 

A atitude competitiva dos algarvios manteve-se nos píncaros até ao suar da buzina, com Tomás Reis, a 50 segundos do fim, a completar o 'Hat trick' e a deixar tudo indefinido até ao fim. Mas o resultado não mais se alteraria e os leões confirmaram mesmo a conquista de mais três pontos.

Com esta vitória, o Sporting passa a somar 50 pontos, mantendo a liderança isolada, com mais 3 pontos do que o SC Braga e mais 6 do que o Benfica. Já o Portimonense mantém-se na 11.ª e penúltima posição, com 7 pontos, a 3 do Candoso, primeira equipa acima da 'linha de água'.

Na próxima jornada, o Sporting vai receber o Caxinas (dia 7 de abril, às 20.30 horas), ao passo que o Portimonense irá deslocar-se ao reduto do Futsal Azeméis (dia 8 de abril, às 16 horas).

Antes disso, porém, vai realizar-se a 'final eight' da Taça de Portugal, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, com destaque para o jogo grande entre Sporting e SC Braga, agendado para as 20 horas da próxima quinta. Nacional da Madeira - Ferreira do Zêzere (11 horas), Módicus - Nun'Álvares (14 horas) e Benfica - Lusitânia (17 horas) são os restantes encontros dos quartos de final da prova rainha do futsal nacional, todos eles também na quinta-feira.

No próximo sábado disputam-se as meias-finais (Módicus ou Nun'Álvares / Sporting ou SC Braga e Nacional da Madeira ou Ferreira do Zêzere / Benfica ou Lusitânia).

A grande final está marcada para o próximo domingo, às 21 horas.