Sporting: os (novos) meninos de Amorim
Plantel leonino está a estagiar em Lagos, no Algarve (Sporting CP)

Sporting: os (novos) meninos de Amorim

NACIONAL15.07.202400:00

Treinador trabalha com 29 jogadores em Lagos, ainda sem os internacionais e com atenções centradas nos miúdos. Sendo certo que nem todos têm lugar assegurado, vão ter de mostrar serviço para convencer

É no Algarve que o Sporting cumpre a segunda etapa do processo de preparação para a temporada 2024/2025, depois de duas semanas de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Ainda sem contar com os internacionais — Gonçalo Inácio (Portugal), Franco Israel (Uruguai), Hjulmand (Dinamarca) e Zeno Debast (Bélgica) —, Rúben Amorim levou 29 jogadores para Lagos, mantendo-se grande parte da estrutura do plantel do ano passado (contando com as saídas de Adán, Coates, Neto e Paulinho) e mão cheia de jovens que procuram afirmação, sabendo que nem todos têm lugar assegurado é certo quer vão ter de dar o máximo nesta fase de trabalho mais intensa e exigente e mostrar serviço para convencer o treinador, sendo que buscam oportunidade perdida e outros anseiam estreia.

Analisando os estágios dos últimos cinco anos, período em que o Sporting elege Lagos, há curiosidades que saltam à vista: Callai esteve presente nos últimos quatro. O guardião ítalo-brasileiro, de 19 anos, cumpre a 10.ª época de leão ao peito, e embora já tenha sido chamado muitas vezes aos treinos com a equipa A nunca se estreou, agora, após empréstimo ao Feirense na última época, na Liga 2, luta por uma vaga com Diogo Pinto para se juntar a Kovacevic e Israel.

Geny Catamo falhou apenas o estágio de 2022. Na época anterior havia sido emprestado em janeiro ao V. Guimarães e em 2022/2023 seguiu-se nova cedência, desta feita ao Marítimo. Contudo, quando a saída até era um cenário em cima da mesa, no estágio do ano passado o moçambicano surpreendeu tudo e todos e acabou mesmo por ser uma das revelações da Liga na época passada.

Há ainda os que deram o salto: Nuno Mendes, Tiago Tomás, incluídos nos estágios de 2020 e 2021, o lateral-esquerdo foi para o PSG (avança para a quarta época ao serviço dos franceses), o avançado seguiu para a Alemanha (Estugarda e Wolfsburgo) e ainda Chermiti, presente em 2022 e 2023, que se transferiu para o Everton; os que não conseguiram atingir a pirâmide leonina: exemplo de Flávio Nazinho, nos estágios de 2021 e 2022, deixou agora o Sporting em definitivo e fica nos belgas do Cercle Brugges.

E aqueles que se impuseram no plantel leonino: Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio, e os que procuram nova oportunidade, como é o caso de Mateus Fernandes, que após um ano de cedência ao Estoril superou todas as expectativas e já garantiu um lugar na equipa de Rúben Amorim.

PRESENTE A PENSAR NO FUTURO

Dos oito jovens incluídos no estágio do ano passado, nomeadamente, Eduardo Quaresma, Geny Catamo, Chico Lamba, Jovane Cabral, Tiago Ferreira, Mateus Fernandes, Afonso Moreira e João Muniz, repetem presença os últimos três, a quem se juntam Samuel Justo, Miguel Alves e Mauro Couto. Destaque-se, ainda a inclusão do ala Diogo Travassos, que já em 2022 esteve em Lagos, e o caçula Geovany Quenda (17 anos), tido como um diamante a lapidar, a quem se augura futuro promissor.

OLHOS POSTOS NELES...

Diogo Travassos (Sporting CP)

Diogo Travassos

Avança para a 15.ª época de leão peito. Começou como ponta de lança, mas foi descaindo para a ala direita, primeiro como extremo, depois como lateral, aproveitando as suas características ofensivas.  Tido como um dos mais promissores da cantera leonina, teve o azar de sofrer duas lesões no joelho direito que o levaram à sala de operações e, consequentemente, atrasaram a evolução e até imposição. Volta a ter oportunidade para mostrar os seus trunfos ao treinador.

Miguel Alves (Sporting CP)

Miguel Alves

O  central, de 18 anos, chegou ao Sporting em 2021, oriundo de Os Marialvas, sendo que antes representou o Benfica. Fez parte da equipa campeã nacional de sub-17, em 2022 e depressa se foi afirmando nos escalões superiores. Na última época somou 1605 minutos em 23 jogos na equipa B, competindo na Liga 3. É um jogador seguro nas bolas paradas, tanto em cruzamentos como em lances de bola parada e está a ganhar experiência entre os graúdos. 

Mauro Couto (Sporting CP)

Mauro Couto

Destes quatro jogadores aqui em destaque é o que tem menos anos de Sporting. Natural de Cête (Paredes), o extremo, de 18 anos, assinou contrato em definitivo com os leões após ter sido cedido na última época por parte do P. Ferreira — clube que o estreou na Liga com apenas 16 anos. Tem Edwards como principal referência, por se identificar com ele. O jovem tem sido chamado várias vezes aos treinos da equipa A e mereceu chamada ao estágio para ser observado.

Samuel Justo (Sporting CP)

Samuel Justo

É um médio criativo, de 20 anos, cumpre 10 .ª época de leão ao peito, sequência interrompida na última, em que esteve emprestado ao Casa Pia, onde teve oportunidade de se estrear na Liga. De características ofensivas, há a destacar o seu cariz multifacetado: pode atuar em qualquer função no meio-campo e ataque, pelo meio ou pela alas. Amorim quer vê-lo de perto para dissipar algumas dúvidas, fazer acertos e tornar decisões.