10 novembro 2024, 21:45
Amorim numa ‘flash’ que foi aula e declaração de amor
Amorim após a vitória sobre o SC Braga
Quatro derrotas seguidas só por mais duas vezes aconteceram na história do futebol leonino
Faz esta quarta-feira um mês que Ruben Amorim dirigiu o último jogo como treinador leonino. O Sporting, campeão nacional em título, foi a Braga e, imponente, deu a volta ao 0-2 ao intervalo para o 4-2 final, com três golos entre os 81’ e os 90+4’.
10 novembro 2024, 21:45
Amorim após a vitória sobre o SC Braga
Completava as primeiras 11 jornadas da Liga com 11 vitórias, prosseguia no lote de apurados diretamente para os oitavos de final da Liga dos Campeões, acabara de espetar quatro golos ao Manchester City e, jogo a jogo, a ideia não já era se ganhava, mas por quantos ganhava. Eram poucos os que se lembravam de um leão assim: esmagador, imponente, goleador.
De repente, porém, após a saída de Ruben Amorim e de uma goleada por 6-0 ao Amarante, em que tudo aparentava continuar igual, surgiu o colapso: 1-5 com o Arsenal, 0-1 com o Santa Clara, 1-2 com o Moreirense e agora 1-2 com o Club Brugge. Quarta derrota seguida numa mesma época!
O verde marinho passou, em apenas 30 dias, ao mais negro de que há memória. Aliás, há memória, mas apenas por duas vezes. A última há 12 anos, frente a Videoton (0-3), FC Porto (0-2), Moreirense (2-3) e Genk (1-2), com Ricardo Sá Pinto no banco no primeiro jogo e Oceano Cruz nos restantes três. A outra data de 2009/2010, com Carlos Carvalhal no comando, perante SC Braga (0-1), FC Porto (2-5), Académica (1-2) e Benfica (1-4). E é só.
Há muitos anos Toni, a glória do Benfica, teve uma frase que ficou famosa: «Se tivesse comprado um anão para o Benfica ele já teria crescido». O Sporting, de momento, é mesmo assim. Transformou-se numa pessoa a quem a fatia de pão cai sempre com a manteiga para baixo. A quem o anão, inexplicavelmente, continua a crescer. Que cai de costas e fratura o nariz. Cujos pneus do carro furam os quatro ao mesmo tempo.
Gonçalo Inácio lesionou-se antes do jogo começar e teve de sair do onze, Eduardo Quaresma fez autogolo e, pouco depois, lesionou-se com gravidade, há um penálti revertido por a falta sobre Maxi Araújo ter sido, milimetricamente, cometida fora da área.
A defesa do Sporting mantém-se em série bem cinzenta, embora não tenha sofrido propriamente um golo, antes um autogolo. Nos últimos nove jogos (cinco com João Pereira e quatro com Ruben Amorim) sofreu golos em oito. Escapou no 6-0 ao Amarante. E segundo jogo a permitir reviravolta ao adversário.
10 dezembro 2024, 22:55
Autor do golo do Sporting em Brugge lamenta o resultado de um jogo que esteve «ao alcance» dos leões
10 dezembro 2024, 22:48
O guarda-redes do Sporting lamenta mau momento e conta que a única forma de dar a volta é a ganhar: «Ganhar sim ou sim.» Assume responsabilidade dos jogadores e compreende contestação dos adeptos
11 dezembro 2024, 00:57
Treinador, no entanto, assume que o encontro com o Boavista é decisivo em termos de campeonato