Sporting: Gyokeres já foi comparado a… Haaland
Sueco foi estrela na Championship ao servido do Coventry; bom arranque de época já lhe valeu chamada à seleção
Os números de Gyokeres nas duas últimas temporadas são impressionantes. A jogar na Championship (2.ª divisão inglesa) o avançado marcou 40 golos em 97 partidas, tendo sido o jogador mais utilizado em ambas as épocas, o que só por si já é sinónimo da sua capacidade de resistência física.
Vejamos os números: em 2021/2022 somou 3.600 minutos em campo, repartidos por 47 jogos, tendo sido totalista em 33, em 10 foi substituído e em quatro suplente utilizado e marcou 18 golos. Na época passada jogou 4.377 minutos em 50 jogos, um na FA Cup (suplente utilizado, esteve 55 minutos em campo) e 49 na Championship, onde marcou 22 golos, tendo sido totalista por 48(!) vezes e suplente utilizado em apenas num.
Quem é muito rápido, muito forte e muito grande? Estou a pensar no Haaland
Gyokeres entrou na equipa do ano do Championship, tendo perdido a distinção de melhor jogador para Chuba Akpom, que se transferiu do Middlesborough para o Ajax. Mas, mesmo sem essa distinção, elogios dos adversários não lhe faltaram.
De realçar as declarações de Tony Mowbray, treinador do Sunderland, após derrota com o Coventry (1-2), com Gyokeres a marcar um dos golos da vitória.
«Em comparação com os outros jogadores ele é mais poderoso e mais rápido do que todos os outros, é muito confiante. Não quero dizer que ele deva estar na Premier League, mas, de momento, quem se compara na Premier League? Quem é muito rápido, muito forte e muito grande? Estou a pensar no Haaland», realçou o técnico.
Certo é que o bom arranque de temporada de Viktor Gyokeres não passou despercebido ao selecionador Janne Andersson, que convocou o avançado leonino para os jogos da Suécia com a Estónia (marcou um na goleada por 5-0) e a Áustria (foi titular na derrota por 1-3) para a qualificação do Europeu-2024, somando 16 internacionalização e quarto golo ao serviço da principal seleção do seu país.
Chegado ao Sporting no início desta época, o atacante rapidamente conquistou lugar nas escolhas de Rúben Amorim, somando dois golos em cinco jogos na Liga (é totalista com 450 minutos).