Sporting: Gyokeres impressiona até nas férias
Com 29 golos no campeonato, Gyokeres ajudou o Sporting a conquistar o título nacional. IMAGO

Sporting: Gyokeres impressiona até nas férias

NACIONAL03.07.202407:30

Recuperação espetacular do goleador mesmo em período de descanso; vontade de ficar mais um ano em Alvalade apreciada pela SAD; leões voltam a pensar em prémios para o goleador

Impressionante é adjetivo que casa bem com Viktor Gyokeres, não apenas pelo que faz dentro de campo mas agora também pelo que fez fora dele. Mesmo de férias, o goleador trabalhou de forma tão afincada na recuperação da intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo que se prepara para se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo e logo às ordens de Rúben Amorim. O empenho do jogador aliado à vontade que tem demonstrado em ficar mais uma temporada em Alvalade deixam a administração do Sporting sensibilizada e confortável neste mercado de verão, em que se previa forte assédio ao avançado de 26 anos. Mais um motivo para os leões voltarem a pensar num prémio para o sueco, que vai contemplar aumento salarial e pode também incluir mais um ano de contrato, algo a ganhar forma mais à frente no verão, no fecho da janela de transferências.

Viktor Gyokeres foi uma, se não a principal, ausência no arranque dos trabalhos do Sporting. Devidamente autorizado, porque operado ao joelho esquerdo no Hospital CUF Tejo, em Lisboa, no dia 28 de maio. Contas feitas, e porque a recuperação foi estimada em seis semanas, teria ordem para se juntar ao grupo a 100 por cento a 9 de julho mas vai fazê-lo já esta quinta-feira, dia em que os leões voltam aos treinos, e pronto para integrar os trabalhos sem limitações, assim entenda o treinador e o departamento médico, que podem sempre esperar mais uns dias para evitar recaídas que não se desejam mas também não são esperadas. A recuperação correu de tal forma que impressionou os leões, ainda mais do que Franco Israel que, operado ao mesmo problema, mas no joelho direito, demorou cinco semanas para estar apto para a seleção do Uruguai na Copa América.

Esta recuperação deveu-se ao trabalho rigoroso feito pelo avançado mas também às suas características, uma máquina atlética que os leões descobriram no Championship, o competitivo segundo escalão de Inglaterra, onde na temporada 2022/2023 marcou 22 golos em 50 jogos pelo Coventry, com 12 assistências, levando os verdes e brancos a investirem 20 milhões de euros no seu passe, a mais cara contratação da história do emblema de Alvalade.

Com o Sporting assinou contrato válido até junho de 2028 e ficou com cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, valor que serve de referência para uma venda. Previa-se forte assédio mas a vontade de Gyokeres em ficar, acentuado durante as férias, alia-se ao elevado investimento que qualquer pretendente terá de fazer, o que dificulta a saída. A administração dos verdes e brancos está sensibilizada com essa manifestação do goleador, que joga a favor de prémio no final do mercado: um aumento salarial, não se descartando a revisão em alta também dos anos de contrato, para 2029.

O impacto do atacante em Alvalade, tornando-se, de forma unânime, na figura principal do campeonato, obrigaria, desde logo, a um esforço extra dos leões que estão totalmente empenhados em não perder aquela que foi a sua maior referência ofensiva em época de título, empenho que deve ganhar força então no final do verão, para precaver futuros assédios mas também para premiar Gyokeres em época de Liga dos Campeões, prova em que os verdes e brancos querem apresentar uma equipa competitiva e em que o sueco quer mostrar serviço e, dessa forma, dar o salto que sempre sonhou: para uma equipa de topo da Premier League.