Sporting: pré-época vai definir futuro de nove
Essugo, Rodrigo Ribeiro, Eduardo Quaresma e Geny Catamo em treino na Academia de Alcochete (Sporting CP)

Sporting: pré-época vai definir futuro de nove

NACIONAL02.07.202420:50

Jovens com ambição de convencer Amorim sabem que têm de dar tudo antes do início da Liga; Mateus Fernandes e Essugo estão noutro patamar

Apresentamos aqui os nove jogadores da formação leonina que Rúben Amorim terá para observar durante a pré-época e decidir que caminho tomarão na nova temporada.

Falamos de jogadores cujo valor já veio ao de cima, que se têm evidenciado nos escalões jovens do clube de Alvalade, alguns com presenças mais assíduas nos treinos da equipa principal a até estreias pela mão de Rúben Amorim. Todos comungam do mesmo objetivo: vingar na equipa principal. Chamados a participar nesta pré-época, um primeiro voto de confiança, sabem que têm de dar tudo para convencer a equipa técnica liderada por Rúben Amorim a mantê-los por perto. 

Diferentes são as situações de Mateus Fernandes e Dário Essugo. O primeiro, 19 anos, é aposta forte dos leões para 2024/2025. Esteve cedido ao Estoril e o crescimento foi evidenciado, tendo superado todas as expectativas: jogou com regularidade (34 jogos), foi peça influente na equipa da Linha, aumentou os índices físicos, ganhou rotinas num sistema de 3x4x3 — tal como joga o Sporting —, atuando como segundo médio, tal como, por exemplo, Morita ou Daniel Bragança, e ainda ritmo competitivo na Liga.

O segundo, médio defensivo, também de 19 anos, após empréstimo de seis meses ao Chaves, tem no estágio em Lagos verdadeira prova de fogo que pesará, e muito, na decisão de Amorim. É certo que ao serviços dos flavienses acabou por descer de divisão, mas somou 1148 em 14 jogos — só em um não foi titular —, e teve, claro, ritmo competitivo. Recorde-se que Essugo é o mais jovem de sempre a estrear-se na equipa A dos leões, tinha 16 anos e seis dias, a 20 de março de 2021, lançado aos 84 minutos diante do V. Guimarães (1-0), tem contrato até 2027 e é tido como aposta de futuro.

Casos ainda por definir

Rúben Vinagre (Verona), Gonçalo Esteves (AZ Alkmaar), Sotiris (Panathinaikos), Tanlongo (Rio Ave) e Jovane Cabral (Salernitana e Olympiakos) são jogadores que têm contrato com os leões, mas que não entram nas contas de Amorim, e, por isso, estão no mercado e/ou na lista para novas cedências.

Há ainda a saber o que se pretende para Rafael Pontelo e Koba Koindredi, reforços no último mercado de inverno, que, para já, não se apresentaram nos trabalhos na Academia de Alcochete.