Juniores Sporting e FC Porto anulam-se...e atrasam-se
Já com o conhecimento de que a dupla de líderes da fase de Apuramento de Campeão em juniores, Famalicão e Benfica, havia vencido os respectivos encontros, Sporting e FC Porto entravam pressionados no clássico da 5.ª jornada.
Enquanto o Famalicão bateu o Alverca (3-0) e o Benfica o SC Braga (4-3), leões e dragões anularam-se entre si (0-0 foi o resultado final), o que equivale a dizer que...se atrasaram mutuamente num encontro cuja qualidade exibicional deixou a desejar.
O encontro não registou situações flagrantes de golo de parte a parte. Mérito para as duas defesas, é certo, mas também fruto da falta de rasgo e criatividade dos ataques dos dois conjuntos.
O primeiro tempo foi marcado pela alternância nos momentos de domínio de parte a parte - o Sporting entrou melhor nos primeiros vinte minutos e o FC Porto conseguiu chamar a si o controlo do jogo no período seguinte.
O nó não se desatava e a segunda parte prolongou essa sensação: leões e dragões não conseguiam prevalecer no último terço - ligeiro sinal mais para a equipa da casa, que encontrava sempre uma defesa contrária bem organizada.
Os sucessivos cortes e antecipações da defensiva do FC Porto garantiram que o Sporting não conseguia visar com sucesso a sua baliza e no período final as duas equipas voltaram a empatar...nos pedidos de penálti.
O Sporting clamou por grande penalidade aos 90', num lance disputado entre Adramane Cassamá e Pedro Sanca, e sobre o final, aos 90+4', o FC Porto apontou a uma eventual mão na área verde e branca.
Em ambos os casos, o árbitro Fa Sanhá mandou seguir e os dois rivais não conseguiram evitar o nulo, vendo Famalicão e Benfica afastar-se no topo da classificação, com 12 pontos, com uma vantagem mais confortável.
O Sporting passou a somar oito pontos e o FC Porto apenas cinco, o que retira margem de erro aos dois conjuntos na disputa pelo título nacional de sub-19.
No outro jogo da tarde, o Vizela bateu em casa o Estoril (3-1).