Sporting: Diomande mantém-se na mira de ingleses e italianos
Diomande (SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

Sporting: Diomande mantém-se na mira de ingleses e italianos

NACIONAL19.06.202411:01

Permanência do costa-marfinense em Alvalade ainda não está garantida; nome do central consta no Onze do Ano da Liga; encaixe financeiro em vista e vaga no eixo para... Debast

O nome de Ousmane Diomande faz parte da  lista de jogadores do Sporting que têm mercado, sendo que o costa-marfinense não é dos imprescindíveis para Rúben Amorim.

Desta forma, o central pode render um bom encaixe financeiro aos cofres dos leões, tendo em conta que, segundo A BOLA apurou, mantém-se no radar de clubes ingleses e italianos, mesmo depois de ter perdido algum fulgor quando representou a Costa do Marfim no Campeonato Africano das Nações, em que, recorde-se, acabou por ser vítima do jogo político que levou ao afastamento do treinador francês Jean-Louis Gasset que iniciou a competição, e que despromoveu alguns dos jogadores mais jovens em detrimento de outros mais experientes, decisão que até envolveu o Ministério do Desporto da Costa do Marfim, que teve papel ativo no jogo de bastidores, e, por arrasto, o central do Sporting acabou por ficar quase um mês sem jogar. Seguiu-se o Ramadão, com Diomande a enfrentar natural quebra física. Ainda assim, o central fez parte do Onze do Ano da Liga, que contempla os jogadores que treinador e capitães da Liga votaram por serem os melhores de 2023/2024.

Aliás, refira-se que a situação de Diomande continua igual na seleção costa-marfinense, agora orientada por Emerse Faé, que o convocou para dois jogos da fase de apuramento para o Mundial-2026, mas o jogador do Sporting não saiu do banco no empate com o Quénia (0-0) e no encontro com o Gabão (1-0) ficou na bancada.

Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado.

Contratado em janeiro de 2023 ao Midtjylland, que o tinha cedido ao Mafra, da Liga 2, Diomande tem contrato com o Sporting até 2027 e uma cláusula de rescisão fixada em €80 milhões, mas, tal como A BOLA já noticiou,  a administração leonina aceita negociar a saída do central por valor na ordem dos €50/60 milhões.

No que aos pretendentes diz respeito, Diomande tem sido associado ao futebol inglês. Arsenal e Liverpool fizeram observações,  o Newcastle avançou com contactos exploratórios e, mais recentemente, o Manchester United foi apontado como interessado no costa-marfinense. De Itália apontam a Juventus como clube interessado, com o departamento de scout a ter o central no topo da lista de alvos.

O Sporting, discretamente, tem estado ativo no mercado, tendo já garantido a contratação do defesa-central Debast, de 20 anos, que, recentemente, confirmou a transferência em entrevista ao jornal belga Het Laastste Nieuws: «Decidi jogar pelo Sporting na próxima temporada. A minha escolha foi inspirada na confiança que este clube histórico deposita em mim. O Sporting é o passo certo, uma vez que os desafios desportivos vão de encontro às minhas ambições.»

Assim sendo, caso venda Diomande, o eixo da defesa não fica desfalcado, garantida a vinda do internacional Debast, que se encontra na Alemanha a jogar o Euro-2024 ao serviço da seleção da Bélgica.