Em Alvalade sabe-se que os ‘gunners’ estão de olho no supergoleador e que Ruben Amorim também. Sueco coloca os londrinos no topo das preferências. ‘Leilão’ beneficia leões na hora de somar os euros da venda
Ao mesmo tempo que a temporada caminha a passos largos para as decisões, com o Sporting na luta pelo bicampeonato com o rival Benfica, aproxima-se também a hora da verdade para Viktor Gyokeres e não restam dúvidas de que a saída é o cenário. Porque desejado pelo jogador, que quer dar o salto; porque desejável para o Sporting, que vendendo o passe do avançado de 26 anos a partir de 1 de julho assegura desafogo financeiro para o exercício 2025/2026, depois de o garantir para 2024/2025 com as vendas de Quenda e Essugo, num total de 74 milhões de euros. Em Alvalade sabe-se que o Manchester United de Ruben Amorim tem o supergoleador debaixo de olho e que o Arsenal também. E há um pormenor que coloca nesta altura os gunners na frente da corrida…
Como A BOLA avançou, em janeiro o supergoleador só sai pelos 100 milhões da cláusula. No final da época a conversa é outra e as conversas podem começar nos 70 milhões de euros (mais bónus)
Neste dossiê Gyokeres há algo determinante: o desejo do camisola 9, que será tido em conta numa luta a dois (ou a três ou até mais), mesmo que este se decida pelo clube com proposta mais baixa. Porque determinante foi a sua vontade na janela de transferências do verão de 2023, quando rumou a Alvalade por 20 milhões de euros (mais 4 milhões de variáveis por objetivos), quando o Coventry tinha em mãos outras propostas mais altas — amor com amor se paga, o Sporting facilitará a escolha do jogador, naturalmente sempre dentro do valor que consta no pacto entre Gyokeres e clube: a partir dos 70 milhões de euros.
E numa altura em que em Inglaterra se noticia com insistência o interesse do Arsenal, a escolha do ponta de lança, entre United e londrinos, vai para os da capital, mesmo que em Manchester esteja quem o levou para o Sporting: Ruben Amorim. Tal como já noticiámos, há uma restrita lista de emblemas que o sueco guarda no bolso como opções de futuro e o clube do treinador português não está lá inscrito — porque não joga Champions (só vitória na Liga Liga Europa o pode levar à liga milionária). Por isso ser seguro afirmar que nesta corrida a dois, os gunners estão à frente.
Especialista no mercado de transferências garante que o sueco e o seu agente chegaram a acordo com os leões para uma saída inferior à cláusula de €100 milhões durante o verão
Em Inglaterra, só Liverpool e Manchester City também estão nesse restrito rol de clubes. Fora de Inglaterra, só Real Madrid e Barcelona em Espanha; Paris Saint-Germain em França; Bayern na Alemanha são desejos do internacional sueco.
Alexander Isak (Newcastle) é o preferido de Mikel Arteta, mas também muito caro e os 'gunners' viram-se para o compatriota do Sporting
A cláusula de rescisão de Gyokeres é de 100 milhões de euros, curiosamente a mesma que tinha Bruno Fernandes quando em janeiro de 2020 trocou Alvalade por… Old Trafford, por 55 milhões mais 25 milhões em variáveis por objetivos. Também no caso do camisola 9, a saída pode acontecer por valor menor, sendo que o tal pacto estabelece o valor mínimo de 70 milhões de euros. Porém em Alvalade acredita-se que pode haver leilão pelo jogador — sobretudo entre Manchester United e Arsenal. E nesse sentido os 70 milhões serão pouco, podendo o negócio aproximar-se mais do valor da cláusula. É isso que espera a administração leonina.
Avançado centra todas as atenções em Alvalade e só admite conversas sobre o futuro mais para o final da época. Interesse dos 'gunners' não retira o foco ao goleador sueco que deseja bater registo de golos já com o Rio Ave
Gyokeres tem contrato com o Sporting válido até junho de 2028, está na segunda temporada no clube de Alvalade tendo um total de 85 golos em 92 jogos de leão ao peito. Só esta época são 42 em 42.
Sugestão de vídeo
Deixem-se disso o Gyokeres não tem perfil para o campeonato inglês, está bem onde está, onde de vez em quanto ainda vai marcando um golito. Podiam era tentar um rapaz que está agora a quase despoletar no Milan, esse é que vale a pena.