Seis vitórias para o 38

Liga Seis vitórias para o 38

NACIONAL21.03.202310:45

Com 10 pontos de vantagem sobre o FC Porto, o Benfica já pode começar a contagem decrescente para se sagrar campeão e festejar o 38.º título. A previsão encerra pouco risco, nunca os encarnados dispuseram de avanço de 10 ou mais pontos sobre o segundo classificado desde que a vitória vale três pontos (1995/1996). Qualquer outro cenário não deixaria pedra sobre pedra na Luz...


À entrada para a reta final do campeonato, com nove jornadas apenas por realizar, 27 pontos em discussão, o Benfica desperdiçou apenas sete nas 25 rondas já disputadas - empate em Guimarães, derrota em Braga e outra igualdade na receção ao Sporting. Caso não perca fôlego na paragem das provas nacionais para os compromissos das seleções de apuramento para o Europeu de 2024, a águia, mesmo com a semana de férias que Roger Schmidt deu ao plantel, dificilmente perderá golpe de asa rumo a aterragem segura no Marquês no fim de semana de 26 e 27 de maio.


Na 34.ª e derradeira jornada, o Benfica recebe o Santa Clara, mas a manter-se esta distância para o segundo a ratificação matemática da principal conquista da época surgirá muitíssimo mais cedo.

Por outras palavras, seis vitórias garantem aos benfiquistas a certeza de que quebrarão jejum que dura desde 18 de maio de 2019, dia em que triunfo sobre o Santa Clara, na última ronda, selou o campeonato de 2018/2019, sob a liderança de Bruno Lage, dois pontos à maior que o FC Porto.


Menos de três meses depois, a 4 de agosto, goleada de 5-0 ao Sporting assegurou a Supertaça Cândido de Oliveira, o último troféu ganho pelo Benfica, já lá vão mais de três anos e sete meses. Longa se torna a espera...


Na frente nada de novo, pois então, a luta mais feroz é pelo segundo lugar, de acesso direto aos milhões da Champions - FC Porto (58), SC Braga (56) e Sporting (50, menos um jogo) não estão em condições de facilitar. Note-se que ainda teremos Benfica-FC Porto, Benfica-SC Braga e Sporting-Benfica, três duelos de gigantes que os benfiquistas até poderão perder sem deixarem o topo da tabela.