SC Braga: registo fora é implacável contra o Casa Pia
SC Braga venceu sempre no reduto do Casa Pia. Histórico não é vasto, mas é diversificado. Bracarenses seguem a preparação para a 15.ª jornada, dia 30 de dezembro
O histórico de confrontos do SC Braga com o Casa Pia não é abundante, havendo apenas o registo de quatro partidas, no entanto os bracarenses já experimentaram todos os resultados frente aos gansos. Tendo em conta que o jogo de sábado, às 18 horas, é fora (estádio municipal de Rio Maior), os arsenalistas têm razões para se ‘agarrarem’ aos números, pois venceram sempre na condição de visitante.
As duas vitórias obtidas frente ao Casa Pia foram sempre a jogar fora. Na temporada passada, os arsenalistas levaram a melhor na fase de grupos da Taça da Liga, com um triunfo por 1-0, com um golo de Vitinha. Ainda em 2022/23, na jornada 29 do Campeonato Nacional, Ricardo Horta garantiu os três pontos para o SC Braga ao apontar o golo solitário de mais uma vitória sobre os casapianos.
Já em casa, o registo é bem mais negativo, porque a equipa de Artur Jorge ainda não conseguiu vencer o Casa Pia, perante os seus adeptos. Na 1.ª volta da Liga na temporada passada, derrota por 0-1. Já na presente época, na 2.ª jornada do Grupo A da Taça da Liga, há sensivelmente dois meses (1 de novembro), o SC Braga recebeu e empatou a uma bola com os gansos. Pizzi colocou os minhotos em vantagem, mas depois um golo de penálti de Clayton fixou o resultado final na igualdade.
De salientar os poucos golos marcados nestes quatro confrontos entre ambos, sendo que desta feita vão estar frente-a-frente o melhor ataque da Liga - o SC Braga com 36 golos - e o pior - Casa Pia com 13 (mesmos que o Famalicão).
O SC Braga entra em campo, no próximo sábado, sabendo que o Vitória de Guimarães (jogou no sábado passado) igualou os seus 29 pontos, mas também com o conhecimento dos resultados de FC Porto e Benfica que jogam já na sexta-feira. Assim, apenas o Sporting entra em campo depois dos arsenalistas, que pretendem continuar a tentar ganhar pontos às equipas que estão à sua frente.