SC Braga: Ausências para o CAN são fonte de preocupação
Artur Jorge fica sem Niakaté e Banza para o ciclo exigente de janeiro; avançado é o caso mais complicado e deixa Abel Ruiz como única solução
Niakaté e Simon Banza vão integrar as convocatórias das seleções do Mali e da República Democrática do Congo, respetivamente, para a Taça das Nações Africanas (CAN).
O torneio vai realizar-se de 13 de janeiro a 11 de fevereiro, sendo que os jogadores partem para estágio um pouco mais cedo, podendo mesmo falhar o dérbi com o Vitória de Guimarães no dia 6 de janeiro (16.ª jornada).
Mesmo que os respetivos países sejam eliminados logo na fase de grupos, os jogadores ficam de fora, praticamente, até ao final de janeiro (23 ou 24), datas das meias-finais da Final Four da Taça da Liga, em Leiria.
Apenas tendo em conta a fase de grupos do CAN, Niakaté e Banza podem falhar cinco jogos, caso partam no dia 6 ou antes.
No caso do central, que vai sendo utilizado com alguma intermitência, a ausência pode não ser tão problemática para Artur Jorge, que tem Serdar e José Fonte (dupla que tem jogado com regularidade) e ainda Paulo Oliveira.
Quanto a Banza, líder da corrida à BOLA de Prata, com 13 golos, o problema pode adensar-se, pois o substituto natural é Abel Ruiz, no entanto, o espanhol é o único ponta de lança do plantel.
Isto porque Luís Asué, que podia subir da equipa B para a equipa principal, também vai marcar presença no CAN, ao serviço da Guiné-Equatorial.
Assim, Artur Jorge tem apenas o avançado espanhol para um mês de grandes embates e decisões, sendo que Ruiz apenas contribuiu com dois golos para os 62 que a equipa já tem em todas as competições esta temporada.
O treinador pode ainda procurar outras soluções, como um ataque sem ponta de lança e que seja dinamizado por Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma e Rony Lopes, por exemplo.
As escolhas vão estar dentro do plantel, porque o técnico dos bracarenses já frisou que não vai estar ativo no mercado de inverno.