10 fevereiro 2024, 13:40
Sporting: tudo o que disse Rúben Amorim
O treinador leonino fez na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, a antevisão do jogo com o SC Braga
Leões venceram, convenceram e...golearam o SC Braga, que saiu vergado a um expressivo 5-0; verdes e brancos retomam a liderança da Liga, mas aguardam pelo resultado do Benfica, que esta noite joga em Guimarães
Se fosse um combate de boxe, o SC Braga teria ido ao tapete perante um Sporting que cedo começou a construir um resultado que haveria de materializar em goleada: menos de um mês após ter sido derrotado pelos guerreiros do Minho na meia final da Taça da Liga (1-0), o leão presenteou o seu adversário com uma excelente exibição e um volumoso 5-0.
Os primeiros vinte minutos da partida foram determinantes para que tal acontecesse: aos 8 minutos, o Sporting abriu a contagem, numa recuperação de bola em zona adiantada que permitiu a Francisco Trincão chegar ao golo, e a vantagem foi ampliada apenas dez minutos depois por Eduardo Quaresma, numa finalização de classe do defensor antecedida por bonito drible na área bracarense.
O Sporting abrandou até ao intervalo e o SC Braga parecia respirar melhor na segunda parte, procurando aproximar-se no resultado, mas os verdes e brancos chegaram ao 3-0 aos 71’ pelo inevitável Viktor Gyokeres e, sem que os minhotos se conseguissem refazer desse rude golpe, o conjunto sportinguista alcançou o quarto golo menos de dois minutos depois, aos 73’, por Daniel Bragança, após assistência de Francisco Trincão – que seria escolhido como MVP no final da partida.
A goleada estava construída, mas ainda não sentenciada pois o Sporting ainda chegaria à mão cheia já perto do final, aos 85’, num bonito remate de primeira de Nuno Santos, e terminaria em clima de êxtase com os seus adeptos por ter alcançado um resultado tão expressivo… e ter voltado a ocupar a liderança da Liga, ainda que à condição: a pressão foi transportada para o lado do Benfica, que ainda esta noite defronta o Vitória de Guimarães e poderá recuperar a liderança isolada caso triunfe no Minho.
Final da partida! Goleada de mão cheia em Alvalade
O Sporting goleou o SC Braga sem apelo e agravo, com uma entrada autoritária na primeira parte que haveria de tornar mais expressiva no decorrer da segunda parte. Mal marcou o terceiro golo, o leão apontou o quarto golo e acabaria por chegar à mão cheia perante os minhotos, que se revelaram impotentes para evitar o volumoso resultado.
Tempo adicional: 2 minutos.
90': Substituição no SC Braga, com a saída de Álvaro Djaló pela entrada de Roger Fernandes.
86': GOLO DO SPORTING! O desafio chega à mão cheia e Nuno Santos, que tem procurado atacar a baliza bracarense, viu o seu esforço premiado com um bonito golo, de primeira, no aproveitamento a um ressalto proveniente do corpo de Paulo Oliveira. O SC Braga parece totalmente entregue à sua (má) sorte.
84': Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Geny Catamo e Viktor Gyokeres pelas entradas de Ricardo Esgaio e Paulinho.
83': Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de José Fonte e Rodrigo Zalazar pelas entradas de Sikou Niakaté e Pizzi.
Assistência: 39.851 espectadores.
75': Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Eduardo Quaresma e Pedro Gonçalves para as entradas de Matheus Reis e Marcus Edwards.
73': GOLO DO SPORTING! Ainda o SC Braga se refazia do terceiro golo sofrido, já o leão marcava o quarto, por Daniel Bragança, que solto de marcação finalizou uma jogada coletiva que levantou as bancadas de Alvalade antes de uma série de tentativas de Pedro Gonçalves, no sentido de servir o seu colega, o que conseguiu fazer em esforço...e com êxito. O SC Braga tentou reagir, mas foi verdadeiramente atirado ao tapete.
71': GOLO DO SPORTING! O artilheiro-mor do leão, Viktor Gyokeres, ainda não tinha finalizado e aguardou pelo segundo tempo para o fazer - letal o sueco a aparecer para a finalização no interior da área bracarense, após bom trabalho de Francisco Trincão pela direita, a conseguir desenvencilhar-se de Borja, que o tentava desarmar.
70': A melhor jogada criada pelo SC Braga em toda a partida, envolvendo vários jogadores em velocidade: a bola chegou até Álvaro Djaló, que no entanto atirou ao lado.
63': Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Victor Gómez e Vítor Carvalho pelas entradas de Joe Mendes e Cher Ndour.
61': Substituição no Sporting, com a saída de Hidemasa Morita pela entrada de Daniel Bragança.
60': Nuno Santos tentou combater o marasmo e quase assinava o 3-0 num remate potente e cruzado que passa pertíssimo do poste esquerdo.
60': O início de segunda parte está a ser, até ver, totalmente distinto do que se verificou no primeiro tempo: o Sporting entrou a a controlar, mas a um ritmo bastante mais reduzido, e o SC Braga vai-se aproximando, ainda que de forma tímida.
Noite também de homenagens em Alvalade: foram recordadas as memórias de Moniz Pereira, que este domingo cumpriria 103 anos, e Hector Yazalde, e também distinguidos o andebolista Martim Costa, melhor lateral esquerdo do Europeu da modalidade recentemente disputado e, principalmente, o capitão Sebastián Coates, que cumpriu 350 jogos oficiais de leão ao peito.
Começa a segunda parte!
Apesar da diferença no resultado e na qualidade da prestação das duas equipas, não existe qualquer alteração de parte a parte.
Intervalo em Alvalade!
O Sporting vence por 2-0 e de forma incontestável após ter entrado de forma intensa nos primeiros vinte minutos, período no qual apontou os dois golos da partida até ao momento. Atónito, o SC Braga tem dado imagem pálida do que pode valer, não colocando em causa a justiça do triunfo verde e branco.
O golo de Eduardo Quaresma, visto por outra perspetiva:
Mesmo sobre o intervalo, o primeiro verdadeiro ar da graça do SC Braga e por Álvaro Djaló, que atirou rasteiro e com uma trajetória que quase ludibriava Adán - a bola passou, inclusivamente, perto do poste da baliza sportinguista.
Tempo adicional: 1 minuto.
42': Livre lateral de Zalazar, que poderia trazer perigo à baliza sportinguista, reflete bem o final de tarde de desinspiração por parte dos bracarenses: ao contrário do que lhe é habitual, o uruguaio cruzou com demasiada força e a bola saiu direta pela linha final.
40': O jogo estabilizou, mas ainda com poucos sinais de vida do SC Braga, que não parece ter encontrado solução para reagir à entrada autoritária do Sporting em jogo - os leões vencem e convencem até agora.
30': O Sporting dispôs de um livre direto em zona frontal, cobrado por Trincão, que bateu em jeito e por cima da baliza bracarense.
21': O SC Braga consegue uma situação de remate, porém sem perigo, através de Cristián Borja.
18': GOLO DO SPORTING! Aparece Eduardo Quaresma a aproveitar, qual avançado, com um drible de realce antes de atirar para golo, após incursão de Pedro Gonçalves na área bracarense, onde é desarmado após tabela precisamente com Quaresma. Enquanto a bancada verde e branca clamava por penálti, o central não vacilava perante a oportunidade e aumentava o placard para 2-0.
13': Sporting continua por cima e volta a criar perigo! Jogada bem trabalhada, que envolveu todos os corredores - desde a esquerda, Nuno Santos passou para Pedro Gonçalves, que em posição central chamou a entrada de Geny pela direita, com o moçambicano a atirar forte e pouco por cima do travessão da baliza defendida por Matheus.
8': GOLO DO SPORTING! Marca Trincão, pouco efusivo a festejar - o extremo não celebrou, dado tr sido formado no clube bracarense), tirando proveito de um excelente trabalho coletivo na pressão aos defensores do SC Braga em zona adiantada, originando a perda de bola e o aparecimento de Trincão para atirar rasteiro...e certeiro!
6': O SC Braga tenta ter bola, mas foi novamente o leão quem tentou novamente visar a baliza: desta feita foi Geny Catamo o autor, mas a atirar muito por cima.
1': Sporting entra com tudo e consegue, desde logo, a primeira situação de remate. Gyokeres rompeu em velocidade pela esquerda e Pedro Gonçalves finalizou, mas pressionado, e atirou ao lado.
Começa o jogo!
Já se joga o Sporting - SC Braga.
Cumpre-se um minuto de silêncio, em memória de Nemésio Castro e João Oliveira Pinto, ambos falecidos durante a última semana.
O SC Braga, por seu turno, pode colocar pressão sobre o FC Porto - que apenas joga esta segunda-feira, em Arouca - caso triunfe, pois passaria a somar 43 pontos, perante os atuais 45 dos dragões. Os guerreiros do Minho apontam para cima, mas também não podem esquecer quem segue na sua perseguição: o Vitória de Guimarães contabiliza 39 pontos, está a um ponto dos bracarenses e espreita a ultrapassagem caso a conjugação de resultados lhe seja favorável (desaire do SC Braga em Alvalade, seguida de vitória ou igualdade dos vimaranenses ante o Benfica, logo depois).
O Sporting procura regressar à liderança, ainda que tal possa suceder apenas de forma provisória: se derrotar o SC Braga, passa a somar 52 pontos e ultrapassa o Benfica, que soma 51, mas os encarnados entrarão em campo em Guimarães pouco depois do desafio disputado em Alvalade e poderão, pouco mais de duas horas depois, repor a ordem que se verifica à entrada para a atual jornada.
Instantes depois, é o Sporting quem sobe ao terreno de jogo, para aquecer: primeiro grande aplauso em Alvalade.
O SC Braga volta ao relvado, desta feita para cumprir os exercícios de aquecimento.
No que ao SC Braga diz respeito, não existem grandes novidades: Artur Jorge confirma a aposta no irrequieto Álvaro Djaló no lado direito do ataque, remetendo Pizzi - muito experimentado nestas andanças... - ao banco de suplentes.
Nota, no onze do Sporting, para a titularidade de Geny Catamo, que assumirá a ala direita em detrimento de Ricardo Esgaio, constituindo a grande surpresa do onze elaborado por Rúben Amorim.
SC BRAGA (4x2x3x1): Matheus Magalhães, Victor Gómez, José Fonte, Paulo Oliveira e Cristián Borja; Vítor Carvalho e João Moutinho; Álvaro Djaló, Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta (c); Abel Ruiz.
Suplentes do SC Braga: Lukas Hornicek, Sikou Niakaté, Cher Ndour, Roger Fernandes, Joe Mendes, Rony Lopes, Pizzi, Yan Said e Djibril Soumaré.
SPORTING (3x4x3): Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates (c) e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Nuno Santos; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, Marcus Edwards, Neto, Paulinho, Daniel Bragança, Rafael Pontelo, Ricardo Esgaio e Koba Koindredi.
JÁ HÁ ONZES!
O árbitro é António Nobre, auxiliado por Paulo Brás e Nélson Pereira. O 4.º árbitro é André Narciso, Artur Soares Dias será o VAR e João Bessa Silva o AVAR.
As duas equipas já estão no palco do jogo e o SC Braga já esteve, inclusivamente, no relvado de Alvalade, para o habitual reconhecimento.
Os leões, a jogar em casa perante um Estádio de Alvalade que se espera muito bem composto, procuram chegar aos 52 pontos, contagem que permitirá recuperar a liderança da Liga...de forma provisória: depois, há que aguardar pelo desfecho do embate entre Vitória de Guimarães e Benfica (arranca pelas 20.30 horas) e pelo resultado alcançado pelas águias, que ocupam a liderança com mais dois pontos que os leões, que como é sabido têm a partida relativa à 20.ª jornada por realizar.
Recorde o que disseram os treinadores, em antevisão à partida:
10 fevereiro 2024, 13:40
O treinador leonino fez na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, a antevisão do jogo com o SC Braga
10 fevereiro 2024, 13:08
Técnico do SC Braga projeta o desafio em Alvalade, marcado para este domingo
11 fevereiro 2024, 08:00
Com a deslocação a Famalicão em falta, leões pretendem manter pressão sobre o (provisório) líder, o Benfica; arsenalistas desejam aproximar-se dos 'grandes' e deixar para trás o Vitória de Guimarães, que se encontra em sua perseguição
Boa tarde! Fique connosco para seguir ao pormenor as incidências do Sporting - SC Braga, um dos jogos em destaque na 21.ª jornada da Liga.