17 janeiro 2024, 11:58
SC Braga faz esclarecimentos sobre propostas de alteração dos Estatutos
Assembleia-Geral com vários temas a 3 de fevereiro
AG extraordinária do clube minhoto provocou acesa discussão entre os sócios
O SC Braga,a pedido de António Salvador, retirou a proposta de alteração de estatutos do clube levada este sábado a apreciação aos sócios em Assembleia Geral (AG) extraordinária.
Estiveram no pavilhão da cidade desportiva 1256 sócios representando um universo de 9689 votos.
A proposta foi retirada pelo Conselho Geral, que a tinha avançado, justificando a necessidade de uma reflexão interna para reapreciação da mesma.
Houve várias intervenções públicas feitas por uma dezena de sócios, e perante várias dúvidas, o Conselho Geral decidiu retirar a proposta.
A alteração que mais polémica suscitava era a proposta de eliminação do ponto que dita que, em todas as sociedades anónimas desportivas (SAD) em que o Sporting de Braga participe, «existentes ou futuras, será mantida, direta ou indiretamente, a maioria do capital social e número de votos correspondente a essa posição societária». Apesar de esclarecimentos prestados há dias (ver peça em anexo), o ponto continuou a gerar controvérsia.
17 janeiro 2024, 11:58
Assembleia-Geral com vários temas a 3 de fevereiro
O SC Braga é, sim, o acionista com maior fatia do capital social da SAD, com 36,99% das ações. A Qatar Sports Investments (entidade que representa o Estado do Catar e detém, por exemplo, o PSG) possui 29,60%, e a Sundown Investments é outro dos grandes acionistas, com 17,04%.
A SAD emitiu uma nota oficial sobre a AG:
«O SC Braga informa que, durante a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã deste sábado na Arena SC Braga, o Conselho Geral do Clube decidiu retirar a proposta por si elaborada, que visava deliberar sobre a alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Braga. Esta tomada de decisão cumpriu-se após a auscultação das diferentes sensibilidades demonstradas pelos sócios durante o período aberto a questões e comentários, as quais levaram ao entendimento por parte do Conselho Geral de que grande parte dessas reflexões deveriam ser vertidas num esforço conjunto que visa o processo de alteração dos Estatutos do SC Braga, processo esse que o mesmo Órgão se propõe agora a aprofundar. Refira-se que esta Assembleia Geral foi uma tremenda demonstração de vitalidade e associativismo, tendo contado com a presença de 1256 sócios, equivalentes a 9689 votos (7,72 por cento do universo total de sócios elegíveis para votar).»