Santa Clara: Vasco Matos cumpre jogo 50 na Luz
Vasco Matos é o treinador com a maior percentagem de triunfos entre aqueles que passaram pelo clube
O treinador do Santa Clara, Vasco Matos, vai atingir uma marca significativa na sua carreira ao completar o jogo número 50 ao serviço da equipa açoriana, na visita ao Estádio da Luz, na próxima quarta-feira. Este marco reflete um percurso notável nas duas épocas em que lidera a formação da Ilha de São Miguel, onde venceu 30 dos 49 jogos.
Desde que chegou a Ponta Delgada, o treinador de 44 anos conseguiu transformar um grupo que saíra desacreditado para a Liga 2, incutindo disciplina e espírito coletivo. Na época passada, liderou a equipa para 21 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas, culminando com a conquista do título de campeão do segundo escalão. Este sucesso permitiu o regresso à Liga, onde, surpreendentemente, a equipa ocupa atualmente o quarto lugar, com seis vitórias em nove jornadas.
Atualmente, o emblema de Ponta Delgada já superou o número de triunfos da sua última participação (2022/23) no principal escalão, onde somou apenas cinco vitórias. Com um registo de 30 vitórias e uma taxa de sucesso de 61% nos jogos dirigidos, Vasco Matos é o treinador com a maior percentagem de triunfos entre aqueles que passaram pelo clube.
No próximo desafio, nos quartos de final da Taça da Liga, os comandados de Vasco Matos procuram uma vitória diante do Benfica, algo que só conseguiram em uma ocasião até agora. No campeonato, as duas equipas estão separadas por apenas um ponto, sendo que a formação orientada por Bruno Lage tem menos um jogo.