Santa Clara feliz nos descontos frente ao AVS em jogo que acaba da pior maneira
Vasco Matos (HELENA VALENTE/ASF)

Santa Clara feliz nos descontos frente ao AVS em jogo que acaba da pior maneira

NACIONAL11.11.202317:49

Rafael Martins confirmou a reviravolta do conjunto açoriano aos 90+5; Vasco Matos mantém o registo de invencibilidade na Liga 2; final da partida marcado por tentativas de agressão entre as duas equipas

Em jogo da 10.ª jornada, o Santa Clara venceu o AVS por 2-1, no Estádio S. Miguel, com o golo do triunfo a aparecer já em tempo de compensação (90+5) por Rafael Martins. Um grande jogo de futebol, digno de primeira Liga, mas manchado por tentativas de agressão entre as duas equipas, no final do encontro.

Entrada a todo o gás dos vistantes, com John Mercado a inaugurar o marcador aos 56 segundos. No entanto, o lance viria a ser anulado por falta de Nenê, que atingiu com o cotovelo a cara de Paulo Henrique no início da jogada. Os comandados de Vasco Matos assumiram o domínio do jogo, mas o pragmatismo do AVS foi letal. Aos 18 minutos, John Mercado superou a marcação individual e cruzou para Nenê, que com a parte exterior do pé limitou-se a encostar para o funda da baliza defendida por Gabriel Batista. Foi o quinto golo do avançado na prova. Aos 40 anos, continua a demonstrar que velhos são os trapos.
A equipa açoriana foi em busca do empate e desperdiçou uma série de oportunidades. A mais gritante ocorreu a seis minutos do intervalo, com Gabriel Silva, em posição frontal para a baliza de Pedro Trigueira, a atirar por cima!

No regresso dos balneários, manteve-se o festival de golos falhados por parte dos locais. Depois de dois remates falhados, já dentro da área, Paulo Henrique rematou ao poste. Além da falta de eficácia, as lesões pairavam sobre os jogadores do emblema açoriano. Lesão arrepiante de David Bruno num dos joelhos. O defesa-direito, de 31 anos, entrou ao intervalo, mas durou pouco mais de 10 minutos no terreno de jogo.

No reatar do encontro, Luís Silva teve o 0-2 nos pés, mas o remate saiu à figura de Gabriel Batista. O conjunto de Jorge Costa começou a sentir o desgaste da partida e recolheu-se à defesa. Os locais sentiram que era o momento de apostar ainda mais no ataque, mas as investidas iam esbarrando em Pedro Trigueira-defesa fantástica, aos 74 minutos, a impedir o golo do empate por Adriano Firmino.

»Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura.» O ditado popular assenta na perfeição ao Santa clara, que foi recompensado pelo esforço. Aos 83 minutos, Luís Rocha, nas alturas, restabeleceu o empate. Os poucos minutos que faltavam para o apito final foram de autêntica loucura. Com mais um homem em campo, depois da expulsão de Léo Alaba, os açorianos foram felizes com o golo de Rafael Martins, que respondeu de cabeça a um cruzamento de Diogo Calila.

Com este resultado, o Santa Clara ascende à segunda posição da tabela com 20 pontos, a dois do Aves SAD. O conjunto de Vasco Matos é a única equipa invencível na Liga 2.