Santa Clara-FC Porto adiado: Duarte Gomes explica tudo sobre os regulamentos

Santa Clara-FC Porto adiado: Duarte Gomes explica tudo sobre os regulamentos

NACIONAL07.02.202417:12

Mau tempo obrigou à suspensão da partida, em São Miguel

O que diz o Regulamento de Competições da Taça de Portugal organizada pela FPF sobre jogos que são interrompidos devido às más condições climatéricas, como é o caso do Santa Clara-FC Porto? Duarte Gomes, especialista em arbitragem de A BOLA, explica o que dizem os regulamentos. 

Taça de Portugal: Santa Clara-FC Porto suspenso

7 fevereiro 2024, 16:59

Taça de Portugal: Santa Clara-FC Porto suspenso

Gustavo Correia suspendeu o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal devido ao péssimo estado do relvado; restantes 73 minutos não serão jogados na quinta-feira

Neste caso, a situação difere ligeiramente do que estipula o Regulamento de Competições da Liga Portugal para as suas provas. Os passos são os seguintes:

1. O árbitro deve aguardar 30 minutos para ver se as condições que deram origem à interrupção (no caso concreto, meteorológicas) podem ou não melhorar. Se isso acontecer, o jogo recomeçará. Na circunstância, e depois de um teste protocolar, o árbitro concluiu que o terreno não reunia condições para reiniciar o jogo. 

2. Caso não aconteça, a regra é que a partida seja retomada 24 horas depois (e não "até 30 horas depois", como acontece em provas da Liga Portugal). Neste caso, o jogo era retomado na 5ª feira, dia 8 de fevereiro, à mesma hora.

3. Há duas exceções ao ponto anterior:

A) Se os clubes acordarem data posterior: se assim for, devem informar a equipa de arbitragem do dia, hora e local definidos, informação que constará no seu relatório de jogo. Caberá à FPF validar ou não esse acordo.

B) Se algum dos clubes em causa tiver jogo internacional na semana seguinte, caberá à FPF a designação de nova data.

4. Sem prejuízo da data confirmada para a continuação do jogo, este recomeçará nas mesmas condições, resultado e incidências verificadas na sua interrupção. Isso aplica-se aos jogadores, independentemente de serem sancionados em jogos que disputem entretanto.

5. Os jogadores em questão só poderão ser substituídos por motivos de lesão comprovada ou transferência para outro clube.

No caso concreto, o jogo dos Açores recomeçará com um lançamento lateral, aos 26'20", favorável à equipa açoriana, no enfiamento da área do FC Porto, do lado oposto ao dos bancos técnicos.