SAD acredita em Schmidt e na equipa
Rui Costa e Roger Schmidt na festa da conquista do 38.º campeonato nacional. Foto: Rui Raimundo/ASF

SAD acredita em Schmidt e na equipa

NACIONAL31.10.202309:00

Resultados e exibições da época passada alimentam esperança na recuperação

Cinco meses e um dia depois da celebração do 38.º título de campeão nacional, o empate do Benfica na Luz com o Casa Pia desencadeou, no público, protesto contra os maus resultados e, sobretudo, pobres exibições. O castigo em forma de lenços brancos para Roger Schmidt e vaia monumental para jogadores e equipa técnica não é mais que a prova de que o crédito da época passada se esgotou entre os adeptos. Isso, porém, ainda não aconteceu na SAD, consciente do mau momento da equipa e das dificuldades de afirmação dos reforços, mas ainda segura de que a época trará sucessos e troféus.

Os primeiros meses da segunda época de Roger Schmidt — renovou contrato até 2026 apenas há 215 dias — não estão a corresponder às elevadas expectativas criadas depois de uma temporada marcada pela reconquista do título e pelo bom desempenho na Liga dos Campeões, na qual a equipa chegou aos quartos de final, depois de acabar a fase de grupos em primeiro lugar, à frente de PSG, Juventus e Maccabi Haifa. Ninguém ignora a dificuldade de substituição de Gonçalo Ramos ou Grimaldo, nem, muito menos, as dificuldades dos respetivos substitutos em afirmar-se. O desempenho da equipa é motivo de preocupação na SAD — não só se esperava mais de alguns jogadores como muito mais da produção da equipa. Não se considera, porém, que seja o momento de decisões drásticas, pelo contrário, é altura de manter a calma. Há convicção de que as coisas vão melhorar, que têm mesmo de melhorar e as provas dadas na época passada servem, neste momento, de conforto para lidar com a situação e também com a pressão de alguma contestação.

Também não é possível ignorar que a confiança que Roger Schmidt ainda goza na Luz será posta à prova, já, num ciclo de jogos muito exigente antes de nova pausa para as seleções nacionais. 

O Benfica joga, agora, três vezes fora de casa (Arouca, Taça da Liga; Chaves, campeonato; Real Sociedad, Liga dos Campeões) antes de voltar à Luz para receber o Sporting. Depois do dérbi com os leões abre-se nova oportunidade para avaliar os resultados, para lá do desempenho de jogadores e treinador.

A entrada em cena do Benfica na Taça da Liga, esta noite, em Arouca, faz-se, curiosamente, com a pressão já elevada do que se passou com o Casa Pia agravada com a possibilidade de a equipa ficar já afastada da prova — o Arouca, por já ter vencido o Aves SAD, qualifica-se para a Final Four da competição se vencer o Benfica.