Sporting SAD absolvida de processo na final da Taça da Liga
A SAD do Sporting foi absolvida no processo disciplinar que lhe foi instaurado a 31 de janeiro , após os incidentes na final da Taça da Liga diante do FC Porto que envolviam o arremesso de engenhos pirotécnicos, anunciou ontem em comunicado o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O Conselho Disciplina, em primeira instância, tinha apontadpo para a condenação dos leões, mas «ficou por provar o perigo concreto criado pela conduta da SAD arguida (...), sendo que esse perigo não foi devidamente caraterizado na acusação, nem sustentado na prova carreada pela mesma». O inquérito disciplinar, à luz do regulamento, foi conduzido pela Comissão de Instrutores da Liga, que não conseguiu reunir prova suficiente para a condenação dos leões.
O arremesso de engenhos duma zona destinada à claque Juventude Leonina no encontro entre Sporting e FC Porto, recorde-se provocou queimaduras numa criança de nove anos.
Apesar da absolvição nesta fase do processo, refira-se que anteriormente o Sporting já tinha sido multado em 10.200 euros pelas «14 tochas incandescentes que foram atiradas» durante a referida partida. Face ao uso de pirotecnia em jogos do Sporting, os leões, relembre-se, foram condenados a dois anos de pena suspensa na ida de adeptos a jogos fora das competições europeias. Em causa esteve o encontro com o MIdtjylland em Herning, Dinamarca.