Liga Sabe quantos minutos de compensação teve a 1.ª jornada? Dava para mais um jogo...
As nove partidas da jornada inaugural da edição 2023/24 da Liga totalizaram 130 minutos de compensação, numa média de 14,4 minutos por encontro,
De acordo com informação da Liga, a vitória do Rio Ave frente ao Chaves (2-0), estabeleceu o recorde da ronda, ao durar 109 minutos. O árbitro Ricardo Baixinho, da AF Lisboa, concedeu 19 minutos extra aos 90 regulamentares, sete na primeira parte, na qual o flaviense Sylla foi expulso com duplo cartão amarelo seguido, e 12 na segunda, quando os vila-condenses fizeram dois golos, o segundo validado depois de recurso ao VAR, aos 90+7.
Seguem-se as vitórias de Arouca e Boavista frente ao Estoril Praia (4-3) e ao campeão nacional Benfica (3-2), respetivamente, ambos com 18 minutos de compensação, numa duração global de 108.
Tal atitude vai ao encontro da recomendação do International Board (IFAB) em elevar o tempo útil de jogo. Uma atualização às Leis do Jogo, que entrou em vigor em julho, e estipula que o tempo gasto nas celebrações dos golos deve ser compensado no final de cada parte, tal como já acontecia em relação a cartões, alterações, consultas ao VAR e paragens para assistência médica.