Treinador dos guerreiros admitiu que gosta de Fran Navarro, mas não abriu muito mais o jogo; para o confronto com o Casa Pia deste domingo, antecipa dificuldades, mas espera que a entrada livre do público ajude a equipa a vencer
O SC Braga defronta, este domingo (18 horas), o Casa Pia, em casa, na 16.ª jornada da Liga, sendo uma equipa que atravessa um bom momento, mas Carlos Carvalhal pretende terminar o ano civil de 2024 com um triunfo, perante os seus adeptos, esperando as bancadas bem compostas.
«Espero um jogo com um grau de dificuldade idêntico ao último que tivemos com o Santa Clara, com sistemas parecidos, o João Pereira tem feito um trabalho muito bom. Adivinham-se dificuldades, mas queremos focar em nós, estarmos mais virados para dentro, respeitando o adversário que é uma equipa boa, que salvo erro nos últimos dez jogos só perdeu dois, tem pontuado com frequência, vem de duas vitórias consecutivas, mas acima de tudo o foco está em nós, em melhorar o que temos vindo a fazer e fazer uma chamada muito forte aos nossos associados. Agradeço ao SC Braga a ajuda, no sentido de ter aberto as portas para termos um ambiente muito bom. Vamos ter um mês de janeiro decisivo, em várias competições, tão bom que estamos inseridos em todas e precisamos de alavancar com uma atmosfera positiva e boa.»
A realidade é que o registo caseiro dos guerreiros não tem sido o melhor, tendo perdido 12 pontos e o treinador pretende inverter a situação, mas deu a sua explicação.
«Temos de perceber uma coisa, se estou num determinado tipo de ação, independentemente de ganhar muito ou pouco dinheiro, e tenho um tipo de comportamento no meu trabalho e estou constantemente a ouvir críticas ao meu lado, a minha prestação não vai ser de criatividade, vai ser de defesa e se calhar tento esconder-me um pouco, no sentido de não ouvir mais nenhuma crítica. Quando estamos no nosso trabalho e somos elogiados, perante o erro somos puxados para cima, damos um incentivo para fazer melhor, aí qualquer um vai fazer mais e melhor e a criatividade vai estar mais desenvolvida e mais desperta, em função de uma boa atmosfera. É isso que desejo amanhã é que seja muito positiva e, eventualmente, perante um erro que os nossos jogadores recebam aplausos para fazerem melhor a seguir. Tenho a certeza, perante este repto, que vai ser correspondido e que o resultado final vai ser bom.»
A janela de transferências de janeiro está ao virar da esquina e Fran Navarro, avançado do FC Porto, tem sido apontado ao SC Braga. Carlos Carvalhal assumiu que gosta do jogador, mas não esclareceu se é uma posição que gostava de ver reforçada neste mercado.
SAD liderada por António Salvador já entrou em conversações com os responsáveis azuis e brancos para assegurar a contratação do avançado espanhol; alvo prioritário para o plantel dos guerreiros nesta janela de transferências
«Aprecio, caso contrário não o tinha levado para o Olympiakos. Isso parece-me óbvio. Mas, agora o foco está todo no Casa Pia, dar tudo aos nossos jogadores que foram os que nos levaram ao 4.º lugar, a estar na Final 4 da Taça da Liga e a avançar na Taça de Portugal. É com estes que vamos defrontar e procurar ganhar ao Casa Pia.»
O técnico, de 59 anos, também esclareceu que Paulo Oliveira está de fora desta partida, sendo o único jogador indisponível.