15 junho 2024, 16:47
O discurso de Rui Costa: «Não nos podemos autodestruir»
Presidente do Benfica foi muito assobiado na Assembleia Geral
Presidente do Benfica afasta ideia de que antigo administrador saiu por divergências na política relativamente aos Fornecimentos e Serviços Externos; garante não saber a razão que levou à saída do mesmo
Na segunda vez que Rui Costa abordou os sócios na Assembleia Geral ordinária, o presidente do clube encarnado garantiu que desconhece as razões que levaram à saída de Luís Mendes da Benfica SAD, frisando mesmo que o antigo administrador executivo da SAD «devia estar presente e dar a cara» na reunião magna. Frisou, ainda assim, que a saída do antigo vice-presidente não está relacionada com a questão dos FSEs (Fornecimentos e Serviços Externos).
15 junho 2024, 16:47
Presidente do Benfica foi muito assobiado na Assembleia Geral
O antigo número 10 do Benfica começou por relembrar que foi pela sua mão que Luís Mendes chegou ao Benfica e que «se a sua saída foi uma surpresa para toda a gente», para Rui Costa foi «ainda maior». E, sobre os FSEs, explicou aos sócios presentes na assembleia: «Desde a nossa entrada que eu disse que uma das nossas maiores batalhas foi sempre diminuir os FSEs. E, como vos digo, quer pelas inflações, quer pelos contratos já assumidos, alguns deles inclusive até 2030, essa batalha foi feita e tem sido feita. Inclusive na entrada de Luís Mendes e a pedido de Luís Mendes – e não pondo em causa toda a equipa que tínhamos internamente – foi trocado o diretor de tudo aquilo que era a análise e contexto de FSEs, o diretor do próprio grupo e toda a sua equipa, de forma que esse controlo fosse feito por pessoas novas dentro da casa.»
Rui Costa garantiu que a diminuição de FSEs é «uma das estratégias» para que o clube possa estar «melhor desportivamente», reiterando que «toda a vertente» da nova «gestão visava isso, apontava à parte desportiva, diminuindo tudo o que seja com outros custos», frisando que esse dossiê «foi controlado desde a primeira hora por Luís Mendes».
15 junho 2024, 18:43
Antigo candidato à liderança do clube encarnado muito crítico com a atual direção
«Não eu sou eu quem tem de explicar a saída de Luís Mendes. Deveria ser o próprio Luís Mendes a estar aqui hoje, como todos nós, a dar a cara por um orçamento que é construído por ele também, sobretudo por ele também», comentou o presidente do Benfica. «Luís Mendes foi o principal responsável pelo orçamento e se o orçamento apresentado hoje tem um decréscimo da FSEs, foi também pelo seu trabalho. Não foi essa a razão da sua saída», acrescentou.
Rui Costa acaba por admitir que o antigo parceiro da Direção «entrou em choque» não com a questão dos FSEs mas sim com «a política desportiva relativamente a modalidades amadoras», deixando a pergunta no ar: «Aqueles que estão mais presentes no pavilhão sabem perfeitamente quantas vezes no início do seu mandato ele esteve no nosso pavilhão. Aqueles que estão presentes, há quanto tempo não o veem no pavilhão?»
15 junho 2024, 16:41
Presidente do clube lidou com contestatários em dois momentos
O presidente do Benfica concluiu, voltando a frisar que Luís Mendes deveria estar presente na assembleia para dar explicações: «Porque é que Luís Mendes saiu? É-me difícil explicar uma coisa que veio da cabeça do Luís Mendes, na terça-feira, quando comunicou que ia sair. Depois de ter realizado o orçamento que foi apresentado hoje, não havia nenhum indício que ele não estaria aqui a apresentar o orçamento. E como tal, aqueles que estão aqui, fazendo ou não o trabalho, estão aqui a dar a cara. O mesmo que ele devia ter feito.»