Rúben Amorim: «Reflito tudo o que é o Sporting»
Treinador do Sporting sensibilizado por receber Prémio José Bento Pessoa; distinguido por ser «um verdadeiro exemplo no mundo do futebol», diz Marçal Grilo, presidente do júri
Tudo começou em 2007, por iniciativa do Ginásio Figueirense, e esta sexta-feira teve lugar mais uma cerimónia de entrega dos Prémios José Bento Pessoa, no Casino da Figueira. Rúben Amorim foi distinguido como técnico do ano, não pelos resultados desportivos mas pelo exemplo que é no mundo do futebol, indo ao encontro do espírito deste galardão. Ao encontro do treinador dos leões foram também os organizadores da iniciativa para lhe entregar o troféu dada a impossibilidade de o técnico leonino, em pleno período competitivo, marcar presença na Figueira da Foz.
«Para mim é uma honra muito grande. Como treinador gostamos de ser reconhecidos pelo nosso trabalho, mas isto vai muito além», destacou Rúben Amorim no momento da entrega, que teve antecipadamente lugar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
«Também tenho muitos defeitos, não sou tão bom assim, tenho muitas parecenças com muitos treinadores. Mas reflito um pouco de tudo o que é neste momento o Sporting, que gosta de ganhar no campo, não gosta de pressionar ninguém, tenta sempre ter uma postura correta no futebol e está a tentar que o futebol seja melhor. Sou um pouco a cara disso porque falo todas as semanas. Mas não somos perfeitos. Este prémio é um bocadinho para todos no Sporting, revejo-me muito no que estamos a fazer aqui. É uma grande honra, vou guardar com muito carinho, até mais do que os outros, porque no fim é isso que fica e terei todo o orgulho em mostrá-lo aos meus filhos, o pai tenta fazer o bem pelo desporto que gosta», disse Amorim.
O presidente do júri, Marçal Grilo, destacou o caráter do treinador leonino: «Este prémio como técnico do ano é uma forma de o distinguir não apenas como treinador de futebol mas como pessoa, um verdadeiro exemplo no mundo do futebol. Mais do que distinguir o técnico do ano é distinguir um técnico. Não quer dizer que tenha atingido um feito, distingue pessoas que se destacam pelo trabalho, dedicação, esforço, pela forma como estão, pelos valores com que pautam as suas vidas. Rúben Amorim sabe ser e sabe estar.»