Sporting entra numa nova era na baliza
Adán continua a ser o número mas vai passar a ver Israel mais vezes a fazer o seu lugar. SPORTING CP

Sporting entra numa nova era na baliza

NACIONAL27.10.202322:30

Temporada para dar mais minutos a Franco Israel, aposta para o futuro; Adán continua a ser o número um mas vai dar o lugar mais vezes ao uruguaio; espanhol termina contrato (renovação pode ser automática… ou não)

Vive-se uma nova era na baliza do Sporting. Rúben Amorim prometeu dar esta temporada mais minutos a Franco Israel e e começa a cumprir a promessa, tanto que o internacional uruguaio, de surpresa, foi o titular na Liga Europa, com o Raków, jogo da 3.ª jornada do grupo D (1-1). Adán vai continuar a ser o número um, sabe ABOLA, mas vão deixar de surpreender as aparições de Israel na baliza leonina, sobretudo nas taças (de Portugal, da Liga e Europa).

«Foi apenas aspeto tático, devido às características do jogo. O Franco esteve muito bem na Taça [de Portugal, 3-1 ao Olivais e Moscavide] e toda a gente tem de estar no seu melhor», assim explicou o treinador dos verdes e brancos a mudança na baliza na Polónia, confessando que com o Boavista ainda tem «de decidir». «Irá jogar quem acharmos melhor para vencer o jogo», disse. Mas sendo o jogo para o campeonato, Adán prepara-se para voltar ao onze. Porém a nova era está aberta.

O percurso do uruguaio

«Antes de vir para Montevidéu eu e o treinador do Sporting falámos que iria ter mais minutos na próxima época», contou Franco Israel no final da temporada passada, altura em que passou a ser chamado por Marcelo Bielsa à seleção do Uruguai. E é isso que Rúben Amorim está agora a fazer com o uruguaio de 23 anos que os verdes e brancos contrataram à Juventus no início da temporada 2022/2023, por menos de 1 milhão de euros.

Em 2022/2023, Israel participou em oito jogos do Sporting. Estreou-se na Liga dos Campeões com o Marselha (1-4), na 3.ª jornada, jogo em que entrou aos 26’ para render Adán, que foi expulso. Nos outros sete encontros foi primeira escolha de Rúben Amorim na Champions para render o espanhol castigado; duas vezes na Taça da Liga; uma na Taça de Portugal e três no campeonato — num desses jogos por lesão do espanhol, noutro por castigo e noutro por opção. Esta temporada participou já em dois jogos, um na Taça de Portugal e a estreia absoluta na Liga Europa.

Adán, Israel e o jovem Callai no aquecimento no jogo com o Raków. MIGUEL NUNES/ASF

Renovação aumtomática... ou não

Fora das quatro linhas há a situação de Adán para resolver. O espanhol de 36 anos chegou livre a Alvalade, no verão de 2020, terminado o contrato com o Atlético Madrid. Tem ligação aos leões até junho de 2024, ou seja, está na última época de um contrato que prevê renovação automática mediante a realização de determinado número de jogos. Resta saber se esta rotatividade promovida pelo treinador não terá influência neste particular. Ainda assim, será intenção da administração renovar com o espanhol, de forma automática ou não.