Rio Ave: sócios aprovam SAD por larga maioria
Emblema vila-condense vai passar do modelo SDUQ para SAD, com investimento de Evangelos Marinakis na ordem dos 20,5 milhões de euros; quase 600 associados votaram na Assembleia Geral
Os sócios do Rio Ave aprovaram, na manhã deste domingo, em Assembleia-Geral Extraordinária, a constituição de SAD e venda de 80 por cento da mesma ao grego Evangelos Marinakis.
Entre os 596 associados presentes, 555 votaram a favor, 21 contra, e ainda se verificaram 20 abstenções.
O clube de Vila do Conde abandona o modelo de Socidade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) e abre portas ao investimento estrangeiro, pelas mãos do grego Evangelos Marinakis.
Os associados deram luz verde ao início das negociações entre a direção, liderada por Alexandrina Cruz, e o empresário helénico, estando a venda de 80% da SAD em cima da mesa, o que significaria uma perda da maioria por parte do clube.
Marinakis vai investir, até junho de 2024, 20,5 milhões de euros no Rio Ave, em três vertentes: redução do passivo, cumprimento salarial até 2024, e pagamento de dívidas a curto prazo. Além desse valor, ainda será investida uma quantia em reforços para o plantel comandado por Luís Freire e em melhorias das infraestrururas dos vila-condenses.
O clube de Vila do Conde, recorde-se, esteve impedido de contratar e inscrever jogadores no mercado de verão transato, depois da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto em relação ao caso Olinga.
Alexandrina Cruz esclareceu, na Assembleia-Geral Extraordinária, que o acordo com o empresário grego deixa garantias: as infraestruturas (atuais e futuras) serão sempre propriedade do clube, nunca da SAD, e a licença que concede o direito à inscrição na Liga também. A presidente dos vila-condenses assegurou ainda que o grego não tem intenções de alterar a forma de gestão do Rio Ave.
No total, serão nomeados cinco administradores, sendo que dois serão indicados pelo emblema rioavista e os restantes três pelo próprio Evangelos Marinakis.
O empresário, recorde-se, detém o Olympiakos, da Superliga grega, e o Nottingham Forest, da Premier League. O magnata de 56 anos construiu a sua fortuna no setor dos 'media' e do transporte marítimo.