Benfica «Rafa atingiu a excelência»
A BOLA falou com o treinador Miguel Cardoso sobre o momento de Rafa, que foi eleito o melhor jogador da semana na Liga dos Campeões.
1- O que leva Rafa a ser o melhor jogador da semana na Liga dos campeões?
- Rafa interpreta muito bem o que o treinador lhe tem pedido. De um jogador mais colado à linha direita, passou a jogar nas costas de Gonçalo Ramos e com excelente aproveitamento. Atrai os médios adversários, abre espaços entrelinhas e consegue noutros momentos o ataque à profundidade. Está numa fase de crescimento: de um futebolista forte nas transições ofensivas passou a ser igualmente desequilibrador no ataque organizado.
2- Ajuda ser um futebolista com grande capacidade de explosão nas transições ofensivas?
- É hoje um jogador mais completo do que no passado. Continua a ter aquelas acelerações com bola, a progredir rapidamente mesmo com pressão, mas ganhou no posicionamento e consegue agora estar no sítio certo. Tornou-se um jogador mais coletivo, sem perder as qualidades individuais, o que lhe dá grande consistência. Rafa mostra hoje um futebol alegre e com isso ganha o Benfica.
3- Rafa é hoje um jogador com maior capacidade finalizadora. É outro contributo para este destaque?
- Um jogador da frente tem de ter golo para passar a ser de excelência e deixar de ser apenas bom. Diria os golos marcados do Rafa são uma mais-valia, mas ele é sobretudo um assistente. Não tenho dúvidas que se transformou num jogador de excelência.