PSG-Brest: quem parará este campeão?
João Neves e Vitinha, duas das figuras do PSG
Foto: IMAGO

Antevisão PSG-Brest: quem parará este campeão?

A saída de Mbappé parece não ter afetado o campeão francês, que deve manter dois portugueses no onze inicial

Kylian Mbappé saiu e o PSG... ficou igual. Aliás: há quem até possa defender que a equipa está ainda melhor. Este início de temporada tem corrido às mil maravilhas para os parisienses, que somam 13 golos e três vitórias noutros tantos jogos. Agora, o adversário é a sensação do último ano, o Brest, que não começou este ano da melhor maneira.

Para já, porém, nem tudo vai bem. Isto porque a lista de lesionados cresce com Vitinha. «Para ser sincero, não sei quantos dias ficará de fora», afirmou Luis Enrique na antevisão à partida. O médio português tem sido um dos indiscutíveis para o técnico espanhol. Outro médio português deverá estar no onze: João Neves, que apontou quatro assistências em dois jogos, é uma das grandes figuras deste Paris Saint-Germain.

Lille, Montepellier e Le Havre colocaram-se no caminho do PSG e nenhum deles conseguiu sequer fazer tremer o gigante da capital. Além da solidez da linha defensiva, liderada por Marquinhos, pelo reforço William Pacho e que deverá contar com Nuno Mendes, Fabián Ruiz veio renovado do Euro 2024 - foi um dos melhores da Espanha campeã da Europa - e, na frente, Dembélé está cada vez mais eficaz. Bradley Barcola leva, em três partidas, quatro golos apontados e está a ser, até agora, a grande figura da equipa, especialmente por estar a ocupar os espaços que pertenciam a Mbappé.

O Brest, que goleou o Saint-Étienne na última jornada, veio de duas derrotas, uma delas por 1-5, frente a Marselha e Lens. As coisas não começaram bem para Eric Roy na atual temporada e, com Lees-Melou ainda lesionado, levar alguma coisa da visita ao Parque dos Príncipes poderá revelar-se tarefa hercúlea para a equipa que, pela primeira vez, vai jogar na Liga dos Campeões.

Bem mais a sul, Marselha e Nice defrontam-se separados por três pontos. Apesar da qualidade apresentada pelos comandados de Franck Haise, substituto de Francesco Farioli, que rumou ao Ajax, não há dúvida do favoritismo dos marselheses. Roberto De Zerbi começou em grande e, perante o ambiente do Vélódrome, o clube da casa leva a vantagem à partida.

É no Marselha que joga aquele que é, até agora, o melhor marcador da Ligue 1. Mason Greenwood está a encontrar em França um palco para renascer (pelo menos, desportivamente) e já leva cinco golos em três partidas. É a grande estrela das quatro linhas e o jogador que mais perigo representa de parte a parte.

Um penálti aos 90'+4 frente ao Lens tirou ao Mónaco a possibilidade de fazer o pleno de pontos nas três primeiras rondas do campeonato francês. O emblema do principado, que visita o recém-promovido Auxerre, continua a boa forma e é, a par de Nantes e Lens, a melhor defesa do campeoonato, só com um golo sofrido. Já o Auxerre, que até começou com uma vitória, perdeu os dois desafios seguintes e, mesmo jogando em casa, não será favorita frente ao vice-campeão da época passada.