Proença não deixou CR7 sem resposta: «Falar da mesquinhez, não...»

Proença não deixou CR7 sem resposta: «Falar da mesquinhez, não...»

NACIONAL09.09.202323:59

Presidente da Liga Portugal fez balanço positivo do Thinking Football 2023 e comentou críticas do capitão da Seleção Nacional ao campeonato luso

No final daquele que considerou ser um «evento único» no nosso País, o presidente da Liga, Pedro Proença, fez balanço positivo do Thinking Football 2023, cuja segunda edição decorreu no Porto e juntou grandes nomes do futebol nacional e internacional.

No entanto, o evento realizou-se por entre momento conturbado no futebol português, que até mereceu palavras nada simpáticas do capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, que chegou a classificar tudo o que se tem passado por cá como «um circo».

Pedro Proença, todavia, preferiu ignorar o alerta de Ronaldo e centrar-se apenas no que considera haver de positivo no futebol cá do burgo.

«Penso que reconhecemos que o futebol em Portugal está muito melhor. Hoje, dentro da Liga, discutem-se os seus verdadeiros assuntos, portanto, é sempre com esse objetivo que concluímos uma jornada destas. Falar da mesquinhez, não, falarei sempre do futebol positivo e aquilo que aporta numa dimensão positiva. Não contem comigo. Há muita coisa a melhorar, claro que sim, mas temos um futebol muito melhor que o de ontem. São dores de crescimento e estamos a trabalhar», considerou.

Proença também abordou o problema da retenção de talentos numa liga de clubes vendedores como a nossa, considerando que a centralização dos direitos televisivos poderá dar achega nesse particular.

«Esse é um problema, a capacidade que nós temos de ter para reter o nosso talento, que criamos nas nossas academias, temos vindo a alertar. É óbvio que o futebol tem de fazer o seu trabalho, mas custo de contexto, o tema da centralização dos direitos [audiovisuais], toda uma panóplia de assuntos aqui debatidos para que tenhamos a capacidade. Já temos a criação de talento, falta a retenção», sublinhou.