Presidente do Bordéus defende privacidade médica no caso de ex-Boavista em coma
Alberth Elis (Imago)

Presidente do Bordéus defende privacidade médica no caso de ex-Boavista em coma

INTERNACIONAL27.02.202413:57

Alberth Elis está em coma induzido desde domingo; Gerárd Lopez contra divulgação de pormenores sobre o seu estado

Gerárd Lopez, presidente do Bordéus e acionista do Boavista, está agastado com a divulgação de pormenores do estado de saúde do jogador Alberth Elis. O antigo jogador do Boavista, e atualmente no Bordéus, está em coma induzido na sequência de um lance no jogo do Bordéus frente ao Guingamp, da segunda Liga de França, que se realizou sábado.

Numa disputa de bola, o avançado chocou violentamente contra o defesa adversário, Donatien Gomis, e caiu inanimado no campo. Após 10 minutos de primeiros socorros prestados ao jogador hondurenho, este acabou por ser retirado de maca.

Lopez insurge-se contra a imprensa hondurenha, aparentemente, que tem dado pormenores sobre o jogador, e publicou uma mensagem em francês e castelhano.

«A publicação de informações detalhadas sobre o estado de saúde de Alberth é desrespeitosa e prejudica a sua dignidade. O nosso comunicado de imprensa de domingo talvez não tenha sido suficientemente claro, por isso repito: apelamos ao respeito pela confidencialidade e privacidade médica de Alberth. Só a sua família, com o conselho dos médicos, poderá decidir comunicar sobre a evolução do seu estado de saúde. Cumpriremos conforme as suas decisões e desejamos que TODOS façam o mesmo. Agradeço mais uma vez o apoio que significa muito. Estamos todos com o Alberth neste combate», escreveu nas redes sociais.

O avançado foi operado na noite de sábado a um traumatismo craniano e colocado em coma, não sendo possível ainda avançar um prognóstico para a sua evolução. «Aompanharemos a evolução do seu estado de saúde no hospital nos próximos dias. Neste momento ainda é impossível comentar o prognóstico vital e funcional do Alberth», referiu-se.