Presidente da República em Alvalade na homenagem a Manuel Fernandes
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, presente em Alvalade (DR)

Presidente da República em Alvalade na homenagem a Manuel Fernandes

NACIONAL29.06.202422:45

Marcelo Rebelo de Sousa presente no adeus à antiga glória do Sporting, que faleceu aos 73 anos

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, marcou presença, este sábado, no Estádio de Alvalade, para prestar homenagem a Manuel Fernandes, antiga glória do Sporting, que faleceu, na quinta-feira, aos 73 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentou e esteve à conversa com Tiago Fernandes, filho de Manuel Fernandes, e Frederico Varandas, presidente da República.

«Não era preciso ser sportinguista para o admirar e gostar dele. Era uma pessoa de se gostar e respeitar. Porque respeitava e gostava dos outros, adversários ou não, dentro ou fora de campo. Em todas as posições em que o conheci, há pouco estava a recordar, era dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, com 20 e poucos anos, de 1974 a 1976, e ele já jogava bem e era conhecido. Bom caráter, uma personalidade forte, mas doce, na luta pelo seu clube, mas nunca foi fanático. Além de servir o Sporting, serviu Portugal», disse, aos microfones da Sporting TV.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República (DR)

«O país deve-lhe tudo o que fez como jogador, treinador e quase como dirigente desportivo e pedagogo. Explicava o futebol sem rancor, fanatismo. Portugal está-lhe grato. Foi neste último período em que pude conhecê-lo numa fase difícil da vida, numa fase mais próxima da morte. E lutava pela vida mesmo com a aproximação da morte e lutava sem forças, mas como se as tivesse», acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, falou à Sporting TV (DR)

O Presidente da República concorda que Manuel Fernandes foi e é um exemplo para as gerações mais novas pelo que representava: «Sim, a começar no filho. Mas nos muitos discípulos que deixou, nos mais jovens, que percebem que o desporto é o que foi a vida dele, o futebol. Têm-se as suas convicções clubísticas, mas não se deixa de ser um senhor. Isso é muito importante, dentro e fora das quatro linhas, na comunicação entre as pessoas e instituições. Foi um senhor ao longo da sua vida.»

Durante o dia, refira-se, foram várias as figuras a deslocarem-se a Alvalade, com destaque para Rui Costa e André Villas-Boas, presidentes de Benfica e FC Porto, respetivamente.