Rui Costa na homenagem a Manuel Fernandes: «As rivalidades ficam à parte»

NACIONAL29.06.202419:59

Presidente do Benfica esteve em Alvalade

Rui Costa, presidente do Benfica, esteve presente, este sábado, em Alvalade, na homenagem a Manuel Fernandes, antiga glória do Sporting, que faleceu aos 73 anos.

«Estamos a falar de uma grande figura do futebol português, que merece o nosso respeito. Também nós queremos homenagear uma figura tão importante e que tanto honrou o futebol português e nestas situações as rivalidades ficam à parte», começou por afirmar, em declarações aos jornalistas.

«Foi  um dos expoentes máximos do futebol português. Deixa-nos uma das maiores figuras do futebol português. Hoje não é tão natural os jogadores estarem apegados aos seus clubes uma vida inteira, precisamente desde que abriu o mercado estrangeiro. Dedicou-se ao clube a vida toda e é sempre de enaltecer. São referências e ídolos dos seus clubes e não deixam de ser grande figuras do futebol português», acrescentou.

Também André Villas-Boas, líder máximo do FC Porto, marcou presença em Alvalade.

«Mostra acima de tudo respeito pelos profissionais e figuras deste desporto. Neste caso não imperam as rivalidades, mas sim o bom senso e as homenagens às grandes figuras, independentemente da cor. É uma homenagem justa de todo o país», comentou.

Questionado sobre as declarações do presidente do FC Porto, que quer um futebol português «que se comunique entre si»: «Concordo que o futebol tem de ter outra dinâmica. Mas não utilizemos estas situações para outras. Neste caso é o desaparecimento de um jogador que deu muito ao Sporting

Relativamente à falta uma maior admiração no futebol atual: «Tem a ver com a sociedade. O futebol as vezes é usado para isso [ódio]. Às vezes parece que estamos a acusar os jogadores mais novos de não estarem apegados aos clubes. Houve coisas que fizeram alterar o mercado. Na altura de Manuel Fernandes, Pietra, Chalana, o mercado estrangeiro não estava aberto. Sabemos é que são figuras dos clubes e representaram muito bem o futebol português.»