Premier League pondera adotar o fora de jogo semi-automático na próxima época
VAR (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Premier League pondera adotar o fora de jogo semi-automático na próxima época

INTERNACIONAL10.11.202320:25

Depois de uma semana marcada por queixas sobre o VAR, clubes estão esperançados na alteração

A Premier League tem contado com várias polémicas relacionadas com arbitragens e com o VAR nas últimas semanas. Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, queixou-se de um erro no jogo contra o Tottenham em outubro e, mais recentemente, Arteta também se lamentou após um jogo entre o seu Arsenal e o Newcastle.

Nesse sentido, segundo o The Telegraph, os clubes do escalão mais alto inglês estão cada vez mais confiantes de que a utilização da tecnologia de fora de jogo semi-automática seja adotada pela Premier League no início da próxima época.

Esta tecnologia já é utilizada nas competições da UEFA e no Campeonato do Mundo, bem como na Serie A, e permite que os árbitros tenham acesso à informação de forma mais célere. De acordo com o site da FIFA, esta tecnologia utiliza 12 câmaras de localização dedicadas, montadas sob o teto do estádio para seguir a bola, e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a sua posição exacta no campo. Os 29 pontos de dados recolhidos incluem todos os membros e extremidades que são relevantes para a marcação de fora de jogo.