Portugal com mais um teste positivo rumo ao Mundial

Futebol Feminino Portugal com mais um teste positivo rumo ao Mundial

FUTEBOL FEMININO11.04.202320:45

A seleção nacional feminina empatou (1-1) diante do País de Gales, num encontro particular realizado na tarde desta terça-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Tratou-se de mais um bom teste para Portugal - que na passada sexta-feira havia defrontado, também no reduto vimaranense, o Japão (1-2) - e que, por certo, terá deixado Francisco Neto com boas dores de cabeça para o futuro próximo que, recorde-se, tem no horizonte... o Campeonato do Mundo.

Num duelo em que a equipa das quinas soube lidar com o fator mais físico imposto pelo conjunto galês, as melhores oportunidades de golo pertenceram a Portugal, ainda que o intervalo tenha chegado sem golos. Mas a primeira parte teve um grande momento e que merecia... melhor sorte: aos 21 minutos, Ana Rute, do meio da rua, atirou com estrondo à barra da baliza contrária. Que grande momento!

Sentia-se que o golo nacional podia aparecer a qualquer momento e os 11.055 adeptos que marcaram presença no D. Afonso Henriques - recorde de assistência num jogo da Seleção Nacional feminina - tiveram apenas que esperar 5 minutos após o reinício para soltarem a sua alegria: Telma Encarnação fletiu da direita para o centro e, ainda de fora da área, atirou de pé esquerdo, cruzado, para o fundo das redes da baliza galesa. 

A vantagem no marcador deu ainda maior tranquilidade ao jogo português, com a formação orientada por Francisco Neto a continuar a controlar o desafio, mas sem conseguir aumentar a vantagem.

E não marcou Portugal... marcou o País de Gales. Aos 73 minutos, Rachel Rowe aproveitou uma bola de ressaca, à entrada da área, e não deu hipótese de defesa a Patrícia Morais.

Até final, a equipa das quinas carregou ainda mais no acelerador em busca do triunfo, mas a verdade é que, por uma ou por outra razão, a bola não mais quis entrar. Tal como aconteceu no derradeiro lance do encontro, com o remate da estreante Ana Dias a tirar tinta ao poste esquerdo da baliza adversária.

Nota ainda para o facto de Jéssica Silva e Tatiana Pinto, ambas suplentes utilizadas na partida desta tarde - Francisco Neto revolucionou por completo a equipa relativamente ao jogo diante do Japão, na passada sexta-feira, tendo apresentado um onze completamente diferente -, terem chegado à 100.ª internacionalização com a camisola portuguesa.

Recorde-se que Portugal vai estar presente pela primeira vez na sua história num Campeonato do Mundo, cuja fase final vai realizar-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.

Portugal está integrado no Grupo E e vai defrontar os Países Baixos (23 de julho), o Vietname (27 de julho) e os Estados Unidos da América (1 de agosto).