Famalicão «Portimonense tem perfil físico acima da média»
Em conferência de Imprensa de antevisão ao jogo de abertura da 24.ª jornada da Liga, com o Portimonense, em casa, o treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, antecipou um embate de elevado grau de dificuldade para a sua equipa.
«O nosso objetivo passa por ganharmos o jogo e o importante é percebermos que o adversário nos vai trazer desafios difíceis», afirmou, inicialmente o técnico do clube minhoto, prosseguindo com a análise ao adversário: «O Portimonense é uma equipa competitiva, difícil de bater e tem feito um campeonato interessante. É uma equipa com um perfil físico acima da média, até mesmo fora do comum no nosso campeonato, e a verdade é que não nos sentimos muito confortáveis com este tipo de adversários.»
Segundo João Pedro Sousa, os métodos a utilizar para contrariar os pontos fortes do adversário estão definidos: «Temos de estar preparados e encontrar estratégias para contrariar isso. Primeiro temos de tentar evitar os duelos e, quando eles acontecerem, evitar que caiam para o lado do adversário. Além disso, o Portimonense tem também jogadores técnicos e temos de ter cuidado.»
O técnico do Famalicão concluiu, deixando mais alertas: «É importante termos bola e controlarmos as referências do Portimonense na frente, porque apostam num jogo muito vertical. O nosso posicionamento defensivo, quando perdemos a bola, precisa de ser rigoroso, necessitamos de ser agressivos na primeira bola e as segundas linhas têm de encurtar os espaços. Se isso não acontecer vamos ter problemas.»
Instado a analisar a evolução do guarda-redes brasileiro Luiz Júnior, que se tem destacado ao serviço dos nortenhos, após, no último jogo ter voltado a brilhar tendo defendido novo penálti, diante do Santa Clara, João Pedro Sousa deixa elogios e uma premonição em relação ao futuro do futebolista: «Tem tido uma evolução fantástica. Chegou para os sub-19 em 2019 e, na altura, era um jogador que se percebia que tinha de trabalhar muito. Vai chegar a um patamar muito alto, tem todas as condições para chegar lá e, infelizmente, não vai ficar connosco muito tempo.»
João Pedro Sousa confessa que não esperava um crescimento tão notável da parte do atual dono das redes famalicenses: «Gosto muito dele como pessoa e como jogador, mas se me perguntassem, nessa altura, se ia ser um guarda-redes deste nível, não acreditava. Ficou um guarda-redes deste nível pelo trabalho que fez e teve uma ajuda decisiva do Vítor Alcino, a pessoa que acreditou nele quando o viu a treinar nos sub-19 e que recomendou a subida dele à equipa principal.»
Ainda sobre Luiz Júnior, o treinador acrescentou: «Todos os meses, sentimos que está a evoluir pequenos aspetos e que está a tornar-se num guarda-redes com uma capacidade muito grande. É um guarda-redes que dá pontos e, quando assim é, é um guarda-redes de equipa grande e de liga grande. Felizmente temos o [Luiz] Júnior, mas, infelizmente, se calhar, não o vamos ter por muito mais tempo.»