Europeu Sub-19 Polónia bateu Malta: Portugal nas ‘meias’ como vencedor do Grupo A
A Polónia, seleção orientada por Marcin Brosz, venceu na noite desta quinta-feira a sua congénere de Malta por 2-0, em encontro que fechou a 2.ª jornada do Grupo A do Europeu de sub-19 da UEFA, a decorrer em Malta até dia 16, resultado que, a par da goleada de Portugal a Itália, durante a tarde (5-1), também no relvado sintético do Estádio Ta’Qali (Malta), garante à equipa das quinas desde já o apuramento para as meias-finais da prova, e como vencedor antecipado do agrupamento, quando ainda falta a terceira e derradeira jornada, domingo.
Golos de Igor Strzalek (59’) e de Tomasz Pienko (82’) selaram a vitória dos polacos diante dos anfitriões deste Europeu, uma seleção de Malta orientada pelo português Tozé Mendes, de 44 anos – técnico do V. Guimarães B -, resultado que elimina desde já os anfitriães da prova e dá os primeiros três pontos à Polónia.
Um jogo em que cedo (22’) os de leste ficaram reduzidos a dez unidades, por duplo ‘amarelo’ a Matyijewicz (17’ e 22’), seguido do consequente vermelho, mas em que também Malta ficou reduzida a dez unidades aos 62’, por expulsão., com cartão vermelho direto, do árbitro argentino Yael Pérez, a Dylan Scicluna.
Portugal, que domingo defronta Malta (17 horas), na 3.ª jornada, é o vencedor antecipado do Grupo A, com seis pontos: Itália e Polónia ainda podem igualar a seleção orientada por Joaquim Milheiro em pontos, mas num ‘campeonato a três’, Portugal tem vantagem… pois já venceu Polónia e Itália.
A Itália é, para já, segunda classificada do Grupo A, com três pontos, em igualdade pontual com a Polónia, ambas as seleções com saldo nulo de golos marcados e sofridos decorridas duas jornadas: vale a favor dos italianos, para efeitos de desempate caso empatem na última jornada – e para serem segundos classificados e se apurarem para as ‘meias’ -, terem mais golos marcados.
A Itália tem cinco golos marcados e cinco golos sofridos… para dois golos marcados e outros tantos sofridos pelos polacos, que estão obrigados a derrotar a ‘squadra azzurra’ domingo, na 3.ª jornada (17 horas), o que não sucederia se tivessem batido Malta neste dia por pelo menos três golos de diferença: aí, seria a Itália a estar obrigada a vencer a Polónia para se apurar.
Para garantir a presença nas ‘meias’ em segundo no Grupo A basta o empate a Itália, enquanto Portugal cumprirá calendário e poderá aproveitar para rodar e poupar alguns jogadores domingo, ante Malta – o resultado já nada influirá, o primeiro lugar do grupo está conquistado de antemão por Portugal -, e defrontará no dia 13, às 17 horas, na primeira das meias-finais, o segundo classificado do Grupo B, que integra a Espanha, Grécia, Islândia e Noruega.
A Espanha e a Noruega lideram o Grupo B, com três pontos cada uma, após a primeira jornada do Europeu, enquanto Grécia e Islândia ainda não pontuaram. A 2.ª jornada do Grupo B cumpre-se na sexta-feira, com os jogos Grécia-Espanha (17 horas) e Islândia-Noruega (20 horas).