Grécia Podence assiste em jogo dirigido por Soares Dias
Presidente do Olympiakos contestou a nomeação do árbitro português
O extremo português Podence (ex-Wolverhampton), de regresso ao Olympiakos, clube que representou de 2018 a 2020, efetuou a assistência para o golo do avançado marroquino El Kaabi, de cabeça, (38’) no empate, fora, contra o campeão AEK (1-1), em partida da 4.ª jornada da fase regular da liga grega.
O árbitro Soares Dias, que dirigiu o primeiro jogo esta temporada (não apitava desde o B SAD-Vilaverdense, para o play-off da 2.ª e 3.ª Ligas a 11 de junho), e pela quarta vez um duelo do campeonato helénico, assinalou penálti a favor dos locais por considerar que Rota foi derrubado por Quini (15’) mas voltou atrás, por indicação do VAR (Hugo Miguel).
Pouco depois, o AEK abriu o ativo pelo argentino Ezequiel Ponce, que finalizou à boca da baliza (22’). Aos 59’, o juiz português invalidou ainda um golo ao avançado do AEK, Sergio Araújo (no início do lance, o mexicano Pineda controlou a bola com a mão) e, dois minutos volvidos, mostrou cartão amarelo ao defesa Djibril Sidibé (fora de campo) por conduta imprópria do defesa francês dos locais.
O presidente do Olympiakos, Vangelis Marinakis, contestou a nomeação de Soares Dias, lembrando que este «sofreu violência no balneário, por parte de algumas pessoas e que no relatório escreveu que o dono da equipa da casa (Dimitris Melissanidis) agarrou o árbitro assistente (Rui Licínio) pelos órgãos genitais, numa atmosfera de tensão», evocando o jogo entre o AEK-Aris (2-1), disputado a 4 de março de 2020, jogo da primeira mão das meias-finais da Taça da Grécia.
O presidente do AEK, um magnata da indústria do petróleo, foi multado em 20 mil euros e ficou proibido de entrar em estádios de futebol durante oito meses, sanção entretanto reduzida para seis meses.
Podence, que foi substituído pelo brasileiro Gustavo Scarpa (54’), estava satisfeito com a exibição e aborrecido pelo empate. «Estou muito feliz pelo regresso à Grécia. Sinto que estou em boa forma e que, jogo a jogo, irei adaptar-me cada vez mais. Viemos para vencer, mas , infelizmente, não conseguimos. O AEK jogou bem e o relvado não estava em boas condições. Vamos continuar a trabalhar. Vamos conseguir muitas vitórias», sublinhou Podence, de 27anos.
O Olympiakos é líder com 10 pontos em quatro jogos e o AEK é sexto com cinco pontos em três jogos.
Sá Pinto empata na Liga cipriota
O APOEL, de Sá Pinto, empatou na receção ao Apollon (avançado luso Pedro Mendes, ex NEC/Países Baixos, entrou aos 84’), por 1-1, para a quarta jornada da liga cipriota.
«Estou orgulhoso do desempenho da equipa na primeira parte, temos problemas para marcar golos, mas vamos melhorar», prometeu Sá Pinto.
O APOEL ocupa a oitava posição, com quatro pontos (menos um jogo), já a equipa de Limassol encontra-se no sétimo lugar, com seis pontos. Uma curiosidade: o técnico português (lançou Wilson Eduardo e Tomané, ambos aos 78’) e o sérvio Vladan Milojevic voltaram a defrontar-se seis anos e meio depois. Na ocasião, para o campeonato da Grécia, o Atromitos, de Sá Pinto, foi derrotado pelo Panionios (1-2).