1 março 2024, 16:45
Mundial 2034: Arábia Saudita revela primeiros pormenores da candidatura
Foram revelados logótipo e slogan da candidatura saudita para ser anfitriã do torneio
Acordo foi anunciado esta quinta-feira
A Aramco revelou que será o novo patrocinador principal da FIFA, na área da energia, nos próximos três anos, dando à empresa estatal de petróleo da Arábia Saudita direitos de patrocínio para o Mundial-2026 e o Mundial feminino de 2027.
Este acordo representa um novo investimento da Arábia Saudita no futebol mundial, algo que tem sobressaído, sobretudo, pela vinda de vários jogadores para a Liga Saudita e pelo facto de o país se preparar para organizar o Mundial de 2034.
1 março 2024, 16:45
Foram revelados logótipo e slogan da candidatura saudita para ser anfitriã do torneio
A Aramco, segundo a BBC, é a maior produtora de petróleo do mundo e este negócio traz novas acusação ao país saudita de estar a praticar sportswashing, ou seja, a tentar “limpar” a sua imagem internacional das acusações de violação de direitos humanos, de mulheres e de homossexuais, através de investimentos no mundo do desporto.
22 setembro 2023, 17:14
Este é apenas mais um acordo de patrocínio desportivo por parte do país – em novembro do ano passado, um estudo do Instituto de Estudos do Desportos da Dinamarca (que recebeu fundos do governo local), identificou 132 negócios deste género, espalhados por 21 desportos diferentes.
Sobre este acordo, o presidente da FIFA Gianni Infantino disse: «A Aramco tem um forte historial de apoio a eventos de classe mundial, mas também se foca no desenvolvimento de várias iniciativas desportivas.»
A Aramco é ainda dona do Al Qadisiya, emblema que lidera de momento a 2.ª divisão saudita e está próximo de garantir a subida ao primeiro escalão.