Pérola africana de 15 anos brilha inspirada em Ronaldo
Ashraf Tapsoba já marcou quatro golos no CAN sub-17
Ashraf Tapsoba, jogador do Burkina Faso, tem apenas 15 anos, mas já está a centrar atenções com as exibições (e golos) que tem somado no CAN sub-17, sendo já apontado como o grande jovem talento africano do futuro. Há comparações com Lukaku, a referência atual é Lautaro Martínez, mas a inspiração foi buscá-la a Cristiano Ronaldo.
Segundo o jornal As, que cita uma entrevista do pai, o jovem começou a jogar futebol aos oito anos no quintal de casa e a paixão surgiu ao ver Cristiano Ronaldo: «Quando via os jogos de futebol na televisão, ele estava sempre ao meu lado. É fã do Cristiano Ronaldo. Não perdia os jogos dele por motivo algum. Acho que foi aí que nasceu o seu amor pelo futebol.»
Albert Somé, presidente da Elite Sport International em Ziniaré, que o descobriu e orientou no início, também recordou as valências do prodígio, em entrevista ao jornal Sidwaya: «O clube participou em várias competições regionais e nacionais, e ele foi sempre o melhor marcador.»
Aos oito anos Ashraf Tapsoba já jogava na equipa sub-12 do Burkina Faso e a chegada aos sub-17 deu-se depois de rumar ao Réal du Faso, um dos maiores clubes do país, em 2021. Oscar Barro, selecionador dos juvenis da seleção, revelou o momento da descoberta.
«Quando vi Ashraf Loukman Tapsoba em ação pela primeira vez fiquei impressionado com a sua potência. De longe, pensei que ele devia ter mais de 17 anos, por causa da sua explosão. Mas, ao aproximar-se, apercebi-me de que era mesmo muito jovem. Ao continuar a observá-lo, vi que o seu controlo de bola e a sua técnica individual estavam acima da média. Era o tipo de avançado que eu procurava: capaz de ir para a frente, controlar a bola, criar espaços e marcar perto da baliza», analisou.
É nos sub-17 que brilha agora, se bem que no ano passado já dava nas vistas: na qualificação, marcou um golo contra o Togo, bisou frente ao Gana e fez mais um par de golos, garantindo o título diante da Costa do Marfim.
No presente torneio africano de sub-17 Tapsoba já fez quatro golos em três jogos e a sua seleção está embalada para o Mundial da categoria, após vitórias sobre Camarões, Egito e África do Sul.
Sugestão de vídeo: