Passava dificuldades financeiras e o clube arranjou emprego à mãe
Fabián Ruiz (IMAGO)
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Passava dificuldades financeiras e o clube arranjou emprego à mãe

INTERNACIONAL20.06.202407:00

Fabián Ruiz está hoje no topo do futebol europeu, depois de um começo no Bétis e de quatro anos em Nápoles; Está há duas épocas ao serviço do PSG

Cumprida a sua segunda época ao serviço do Paris Saint-Germain, Fabián Ruiz recebeu a notícia de que iria representar a seleção espanhola no Euro 2024, o seu segundo Campeonato da Europa. Porém, antes de chegar ao topo do futebol europeu, o internacional espanhol teve um começo com algumas dificuldades.

Fabián Ruiz Peña nasceu a 3 de abril de 1996, em Los Palacios, localidade a 30km de Sevilha. Fabián teve uma infância humilde e desde cedo que o futebol entrou na sua vida. O gosto pela modalidade foi crescendo e, ainda em criança, começou a jogar na escola de futebol da sua terra natal.

Foi aqui que começou a dar nas vistas e entrou no radar do Bétis, onde ingressou quando tinha oito anos. No entanto, por razões financeiras, a sua mãe, Chari, não conseguia suportar a despesa de o levar para o treino todos os dias. Foi então que os verdiblancos decidiram resolver o problema, dando-lhe um trabalho nas limpezas. Durante 14 anos, Chari foi empregada do emblema andaluz, tendo saído apenas em 2018, quando Fabián foi transferido para o Nápoles

Ruiz realizou 60 jogos pela equipa principal do Bétis (IMAGO)

«Graças a ela, consegui tornar-me num futebolista profissional. e estar aqui agora... A minha mãe é o meu maior ídolo», disse o jogador do PSG, numa entrevista ao jornal Marca.

Atualmente, Fabián Ruiz é um dos jogadores espanhóis em destaque no futebol europeu. O Euro 2024 começou da melhor maneira com um golo e uma bela exibição, numa vitória frente à Croácia por 3-0. Agora, no segundo jogo da fase de grupos, Fabián e companhia querem fazer igual. O encontro, desta quinta-feira, frente à Itália começa às 20h (hora portuguesa), em Gelsenkirchen.

Este artigo partiu do perfil de Fabían Ruiz que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.