CROMO DO EURO De ‘ladrão’ na academia a capitão na Premier League e titular pelo seu país
Joachim Andersen não conseguiu afirmar-se como futebolista no seu país, devido a um erro que cometeu como adolescente, mas agora usa a braçadeira pelo Crystal Palace e é uma das figuras da Dinamarca
Aos 28 anos, Joachim Andersen é atualmente uma das figuras principais da Dinamarca no Euro 2024, mas quando era mais jovem ainda não mostrava a atitude e liderança, dentro e fora do campo, que tem nos dias de hoje.
O defesa fez a sua formação praticamente toda no seu país, tendo passado dois anos no Copenhaga e outros dois no Midtjylland, e, aos 16 anos, cometeu um pequeno erro, que até pode ter beneficiado a sua vida pessoal e profissional a longo prazo…
Andersen roubou um saco de refrigerantes da cozinha da sua academia, foi descoberto e imediatamente castigado: foi dispensado durante um período «extenso» nas férias de Natal e teve ainda de fazer um resumo de um livro que tinha sido escrito pelo diretor da academia sobre... formar talento.
O seu pai ficou muito irritado com a atitude do seu filho e decidiu dar-lhe mais uma lição, assuntando-o com a ameaça de… trabalhar no McDonald’s: «Vais fazer isto a 100% ou para já. Caso não consigas um contrato profissional desperdiçaste a tua juventude. Podes parar, vir para casa, trabalhar no McDonald’s, sair à noite, beber e conhecer mulheres.»
Após este incidente, Andersen acabou por rumar para o estrangeiro, mais precisamente para o Twente, deixando o seu país pela primeira vez. A transferência custou cerca de 670 mil euros, uma quantia avultada tendo em conta a idade do jogador e o facto de ainda estar nas camadas jovens dos atuais campeões dinamarqueses.
Nos Países Baixos representou os sub-19 e sub-21 do clube neerlandês, antes de chegar ao plantel principal, onde esteve durante três temporadas. Nos anos seguintes jogou pela Sampdoria, Lyon, Fulham e agora está no Crystal Palace, há três anos, onde até já chegou a usar a braçadeira de capitão várias vezes durante esta temporada.
Passando por todas as camadas jovens da seleção dinamarquesa, chegou aos 23 anos à equipa principal, acumulando já 22 internacionalizações, e tem tudo para ser titular nesta fase final do Europeu. A Dinamarca está no grupo C com Inglaterra, Sérvia e Eslovénia, que defronta este domingo, pelas 17 horas.