Enquanto o Benfica torce por uma entrada direta na fase principal da nova Liga dos Campeões - agora dependente da prestação na Serie A da Atalanta, vencedora da Liga Europa - o Sporting já vai olhando para os adversários que pode enfrentar na principal competição europeia de clubes, para a qual já está qualificado, como campeão português.
Fim da invencibilidade do Bayer Leverkusen impede as águias de entrarem de forma direta na Liga dos Campeões (para já); apuramento direto será carimbado se a Atalanta ficar nos quatro primeiros classificados da Serie A
Por esta altura já estão preenchidas 26 das 36 vagas na fase principal da Liga dos Campeões, e alguns dos potes começam a ficar definidos, embora essa seja agora uma questão menor, pois defrontam-se equipas que estiveram no mesmo agrupamento para o sorteio.
Em todo o caso, o Sporting está numa condição em que tanto pode ser pote 2 como pote 3. Depende de quem entrar ainda nesta equação.
Se a final da Liga Europa não atribuiu nenhuma vaga adicional, a decisão da Liga dos Campeões terá implicações, uma vez que Real Madrid (campeão espanhol) e Borussia Dortmund já garantiram a presença na edição 2024/25, através dos respetivos campeonatos. Assim, se o título europeu for para a equipa espanhola, a vaga na Champions ficará para o Shakhtar Donetsk, que tem o melhor coeficiente entre os campeões que não têm entrada direta. Se a final de Wembley terminar com vitória da formação alemão, então a vaga vai para o Eintracht Frankfurt, sexto classificado da Bundesliga.
Os clubes já apurados para a Liga dos Campeões, separados por potes:
SEM POTE DEFINIDO AINDA: Barcelona Milan Feyenoord SPORTING
POTE 1: Manchester City Bayern Munique Real Madrid PSG Liverpool Inter Borussia Dortmund Leipzig
POTE 2: Bayer Leverkusen At. Madrid Atalanta Juventus Arsenal
POTE 3: PSV
POTE 4: Celtic Mónaco Aston Villa Bolonha Girona Estugarda Sturm Graz Brest