Os motivos para a ameaça da saída de Scaloni

Os motivos para a ameaça da saída de Scaloni

INTERNACIONAL22.11.202316:16

Problemas estruturais na federação deixam o selecionador campeão do Mundo de pé atrás e próximas semanas serão de reflexão

As declarações de Lionel Scaloni, de tão inesperadas que foram, após a vitória da Argentina frente ao Brasil, no Maracanã, caíram que nem uma bomba na AFA (federação argentina) e, segundo o diário argentino Olé, é mesmo com o organismo, nomeadamente com o presidente, Claudio Tapia, que o selecionador argentino está em rota de colisão. 

Explica o jornal que o desgaste começou com o ‘vai, não vai’ da renovação de contrato, que foi prometida após o Mundial do Catar, ganha pela Argentina diante da França, mas apenas foi oficializada no final de fevereiro, antes da gala The Best. O desencontro entre o que Scaloni queria ganhar e o que Tapia queria oferecer foi adiando a assinatura do novo contrato, que agora é válido até ao final do Mundial-2026.

Depois do épico triunfo no Rio de Janeiro, Scaloni disse que quer aproveitar o período sem jogos – a campeã do Mundo só voltará a jogar em março – para avaliar a sua continuidade no cargo que ocupa desde 2018, com resultados notáveis: para além do Mundial, o antigo jogador levou a albiceleste à conquista da Copa América de 2021 e também da Finalíssima, com a Itália.

O Olé explica que Scaloni está «cansado» da falta de apoio da AFA à seleção e dos constantes problemas logísticos que encontra a cada jogo e que têm de ser resolvidos pela equipa técnica. Com os jogadores a relação é a melhor possível e não é por aí que o selecionador está a ponderar a saída inesperada, sentindo-se apoiado por Lionel Messi, Rodrigo De Paul e Nicolás Otamendi, os líderes do balneário. As próximas semanas serão de reflexão e absolutamente decisivas para perceber o que irá o treinador fazer.

A ESPN Argentina dá conta de outro motivo para o desejo de Scaloni sair, garantindo que a equipa técnica da Argentina ainda não recebeu o bónus monetário correspondente à conquista do último Mundial.