Os melhores jogos desta semana

Notícia Patrocinada Os melhores jogos desta semana

NACIONAL24.01.202216:43

Taça da Liga – Benfica-Boavista (25 de janeiro, 19.45 horas)

Está de volta a Taça da Liga, com a sua fase mais espetacular: a Final Four que decidirá o vencedor da edição 2021/2022 da prova. Tudo começa com esta meia-final que coloca frente a frente Benfica e Boavista – que, convém dizer, afastou o SC Braga, com uma goleada no Estádio do Bessa, da fase final da competição. Ainda assim, claro, entram os encarnados com total favoritismo nesta partida que decidirá o primeiro finalista. É normal que assim seja, já que, mesmo longe de atravessar um momento exuberante, os encarnados apostarão forte na conquista da Taça da Liga, que mesmo não salvando a época, como referiu Nélson Veríssimo, poderá ajudar a galvanizar adeptos e equipa. Antes de poderem, contudo, pensar em levantar o troféu terão de bater a pantera nesta meia-final, o que pode não ser tão fácil como isso: o Boavista não perde há seis jogos, somando nesse período quatro empates e duas vitórias. Com Petit no comando técnico os axadrezados têm melhorado de rendimento e garantem, pelo menos, um jogo aguerrido, que poderá colocar alguns problemas a um Benfica que tem estado longe de deslumbrar. Vale a pena o risco?

Clique aqui

Taça da Liga – Sporting-Santa Clara (26 de janeiro, 19.45 horas)

Sporting e Santa Clara defrontam-se na segunda meia-final da Taça da Liga, lutando pela vaga que ficará livre para a final agendada para sábado. Como não podia deixar de ser, os leões entram como claros favoritos, algo que (como sempre dizemos) é normal tendo em conta o estatuto das duas equipas, mas convém, neste encontro em particular, ter em atenção alguns pormenores que podem lançar algumas dúvidas quanto ao nível de favoritismo do conjunto orientado por Rúben Amorim. Primeiro: depois de um período de enorme fulgor, o Sporting vem numa série mais negativa, somando duas derrotas nas últimas quatro partidas, a última das quais no sábado passado, em Alvalade, frente ao SC Braga – sobre a outra já falaremos, por ter, talvez, maior relevância para esta partida. Do outro lado, pelo contrário, estará um Santa Clara que não perde há três encontros, somando duas vitórias (a última das quais no sábado, em casa do Moreirense) e um empate. A terminar: as duas equipas defrontaram-se há pouco mais de 15 dias e os açorianos venceram (3-2) de forma surpreendente, impondo, de resto, a primeira derrota do Sporting em competições internas em 2021/2022. Haverá vingança? Ou um sinal a ter em consideração?

Clique aqui

Liga Portuguesa – Estoril-Arouca (27 de janeiro, 20.15 horas)

Simplificando as coisas ainda antes de escrever mais o que quer que seja: o Estoril é favorito nesta receção ao Arouca (partida em atraso da 18.ª jornada da Liga Portuguesa) mas há umas semanas seria muito mais favorito do que é hoje. A razão é simples: depois de um começo impressionante de campeonato, os canarinhos parecem estar a perder algum gás e não vencem há cinco partidas. Mais: nos últimos quatro jogos perderam… quatro vezes. Ainda assim, convém também dizer que do outro lado está um Arouca que não vence… há seis encontros (soma, nesse período, cinco derrotas, as últimas três consecutivas) e um empate. Lá está: o Estoril continua, apesar do mau momento que atravessa, a ser favorito, apenas não como seria antes de entrar nesta espiral negativa de resultados. Aliás, se dúvidas houvesse disso, basta olhar para a classificação e não poderia chegar-se a outra conclusão: o Estoril é sétimo, com 25 pontos, o Arouca é 17.º (penúltimo, portanto), com menos 11 pontos que os canarinhos.

Clique aqui

Qualificação Mundial-2022 – Equador-Brasil (27 de janeiro, 21 horas)

Está de regresso a qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo 2022 – jogos que causam alguns (ou muitos, como se queira olhar para a coisa…) transtornos às principais equipas portuguesas mas que prometem, como sempre, emoções fortes. Neste caso em concreto, frente a frente estará o evidentemente favorito Brasil, equipa que até já garantiu a presença no Catar – detalhe que pode ser importante, por exemplo, nas escolhas do treinador), e Equador, que, atenção, ocupa o terceiro lugar e, está, por isso, na luta pela qualificação direta – está, até, em excelente posição pra consegui-lo. Ou seja, embora os canarinhos sejam, de forma natural, olhados como favoritos, a margem é mais pequena do que seria de supor – o que não é necessariamente mau… Mas atenção:  além de os equatorianos estarem, nesta qualificação sul-americana, a surpreender, convém não esquecer que jogar em Quito, a quase três mil metros acima do nível do mar, não é propriamente pera doce para os visitantes, que lá costumam passar mal. Prova disso o facto de em oito jogos disputados no Equador, o Brasil, que é sempre favorito, apenas ter ganhado metade, somando nos outros quatro duas derrotas e dois empates.

Clique aqui